qui 14/novembro/2024 13:31
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura
Enquanto dono do caminhão aguarda em liberdade, caminhoneiro sai preso do fórum. Foto: Beto Barbosa

Condenados os réus do acidente que matou 11 pessoas na BR-101

Alessandro-29-09
Alessandro Araujo de Paula

Após sete anos de espera, terminou na noite desta quinta-feira (7) o julgamento do motorista e do dono do caminhão que provocou acidente trágico que tirou a vida de 11 pessoas e deixou outras nove feridas na BR-101, em Mimoso do Sul.

Wesley Rainha Cardoso, motorista do caminhão, foi condenado a 15 anos de prisão em regime fechado, enquanto o empresário Marcelo José de Souza, dono do caminhão que colidiu com o micro-ônibus, foi condenado a 2 anos e 3 meses de detenção em regime aberto.

O julgamento, que começou pela manhã, se estendeu até quase meia-noite no Fórum de Mimoso do Sul.

O Tribunal Popular do Júri decidiu que o motorista Wesley Rainha foi responsável por realizar uma manobra perigosa em alta velocidade, assumindo o risco que resultou no tombamento das chapas de granito e na colisão fatal.

Wesley teve prisão imediata decretada pelo juiz Rafael Murad Brumana.

Em contraste, Marcelo José de Souza, o proprietário do caminhão, recebeu uma pena mais branda, de 2 anos e 3 meses de detenção em regime aberto, pelo entendimento do júri de que sua ação, embora culposa, também contribuiu para a tragédia.

Marcelo foi autorizado a responder ao processo em liberdade até o trânsito em julgado.

Para o advogado das famílias das vítimas, Luiz Kaiser, a condenação representa um passo importante para os familiares que aguardam justiça desde o acidente.

Familiares das vítimas acompanharam julgamento. Foto: Beto Barbosa

“São sete anos de espera. A gente sabe que não se trata de criminosos contumazes, mas são pessoas que cometeram infrações e precisam ser responsabilizadas pelo que cometeram,” afirmou o advogado.

Ele destacou ainda a relevância da sentença: “O condutor recebeu pena e sai preso. O proprietário também foi condenado, mas, por se tratar de crime culposo, poderá responder em liberdade.”

A advogada de defesa de Marcelo, Luana Gasparine, afirmou que buscará a absolvição do seu cliente. “Marcelo não foi absolvido. Na realidade, ele respondeu por crime culposo e nós queríamos a absolvição, mas conseguimos o recurso em liberdade. Vamos recorrer, pois a nossa meta é a absolvição,” explicou Gasparine.

Tragédia na BR-101. O que ocorreu no acidente que tirou 11 vidas

O acidente aconteceu em 10 de setembro de 2017, quando um micro-ônibus que transportava integrantes do grupo de dança alemã Bergfreunde, de Domingos Martins, retornava de uma apresentação em Juiz de Fora, Minas Gerais.

Segundo a investigação, Wesley Rainha Cardoso, o motorista do caminhão, tentou uma ultrapassagem arriscada em uma curva e em alta velocidade, o que resultou no tombamento das chapas de granito que transportava.

As rochas caíram na pista, atingindo o micro-ônibus e levando à colisão fatal com uma carreta e um Ford Ka, que também se envolveu no acidente. O micro-ônibus pegou fogo após o impacto, resultando na morte de 11 pessoas e deixando outras nove feridas.

A investigação apontou que o motorista Wesley não possuía autorização para o transporte de granito e que a carga estava acima do limite permitido, fatores que contribuíram para o acidente.

Já Marcelo, o dono do caminhão, foi responsabilizado por permitir o uso de um veículo sem as devidas condições de segurança e por contratar um motorista não qualificado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

camara-municipal-vereadores-cachoeiro-08-10-2024

Câmara de Cachoeiro recebe selo Diamante por excelência em transparência pública

prefeitura de cariacica

Últimos dias de inscrição em concurso para professores de Cariacica com salário de até R$ 4,7 mil

bispo e prefeitos-13-11-2024

Em encontro com eleitos, bispo de Cachoeiro fala sobre união, humildade e fé

operacao-frascos-xuxa-13-11-2024

Que Show da Xuxa é esse? Frascos de loló com meme são apreendidas no ES

propriedade-rural-roca-fazenda-13-11-2024

Imóveis rurais de devedores podem ser usados para reforma agrária

camara-cachoeiro-aprovacao-contas-victor-2019

Câmara aprova contas de Victor Coelho de 2019 seguindo parecer do TCE-ES

calcada-cede-gilberto-machado-13-11-2024

Outra calçada cede próximo a área onde médico foi engolido em Cachoeiro

alunos em escola municipal de Cachoeiro

Último dia para rematrícula nas escolas municipais de Cachoeiro

Leia mais
plugins premium WordPress