Aprimorar o serviço para as pessoas em situação de rua com problemas relacionados ao consumo de drogas e manter o alinhamento com as redes municipais são os temas da 13ª Reunião Ampliada de Rede, promovida pela Rede Abraço Cachoeiro de Itapemirim.
O evento acontece nesta terça-feira (12), às 13h, no auditório da Secretaria Municipal de Educação (Seme).
A agenda vai capacitar mais de 50 profissionais de cinco municípios do Sul do Espírito Santo para os atendimentos. A inscrição pode ser feita no link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdtXTX6g08Y9WMTZrq4y2zQ_O8zh1ih6m8_TqlotjECQYEl5Q/viewform
Segundo Robert Miranda, coordenador da Rede Abraço de Cachoeiro de Itapemirim, a ação vai além de realizar melhorias no sistema de acolhimento, ela também busca a troca de conhecimento sobre as condições de vida destes indivíduos que ultrapassam as questões do uso de substância.
“A atenção integral oferece suporte a diversas questões que impactam suas vidas, como moradia, vínculos familiares, regularização de documentos e o acesso a serviços de saúde para atender suas necessidades”, explicou Robert.
Ele destacou ainda que a atenção integral também considera a reintegração social desses indivíduos. “O cuidado integral não se limita ao diagnóstico da drogadição; ele abrange todas as nuances que envolvem essas pessoas. Portanto, é essencial promover essa discussão e criar redes de apoio para um público que vive em extrema vulnerabilidade e frequentemente sofre violação de direitos “, ressaltou Miranda.