qui 12/dezembro/2024 04:35
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura

Bispo de Cachoeiro lança livro em igreja histórica do Rio de Janeiro

redacao
Redação Dia a Dia

O livro “Memórias Missionárias de Cabo Delgado”, de autoria do bispo diocesano de Cachoeiro, Dom Luiz Fernando Lisboa, foi lançado nesta quinta-feira (5) na Igreja Nossa Senhora do Rosário e de São Benedito dos Homens Pretos, no centro do Rio de Janeiro-RJ.

O lançamento do livro foi um dos pontos altos da celebração dos 20 anos de existência do Africanias, grupo de ensino, pesquisa e extensão do programa de pós-graduação em música da UFRJ.

A escolha do local não foi por acaso. A igreja, conhecida por seu papel histórico como ponto de encontro e resistência contra o pensamento escravocrata, serviu como cenário perfeito para um evento que celebra a cultura e a história afro-brasileira.

A obra de Dom Luiz, que promete trazer à tona importantes relatos missionários da região de Cabo Delgado, em Moçambique, representa uma valiosa contribuição para os estudos afro-brasileiros e para a compreensão das conexões culturais entre Brasil e África.

Dom Luiz Fernando expressou sua gratidão pelo apoio incansável dos professores envolvidos no projeto do livro. Por fim, frisou: “aprofundemos nosso conhecimento sobre a cultura africana e sua influência fundamental na formação da nação brasileira. Este é um dos caminhos para sonharmos com um Brasil mais fraterno, onde a diversidade possa ser celebrada e a igualdade se torne uma realidade para todos”.

Após o lançamento, seguiu-se da Celebração de uma Missa Solene, presidida pelo próprio Dom Luiz Fernando Lisboa e concelebrada pelos padres Robson Cristo de Oliveira, reitor da Igreja Nossa Senhora do Rosário e de São Benedito dos Homens Pretos, padre José Carlos Ferreira da Silva e padre Evaldo Praça Ferreira.

Memórias Missionárias em Cabo Delgado

A obra é publicada por iniciativa de cinco universidades públicas brasileiras: Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

O livro, a partir do testemunho do bispo Dom Luiz Fernando Lisboa, é reconhecidamente um documento histórico, que atribui sentido às memórias. E, com certeza, com sua leitura, será possível atribuir sentido ao tempo presente, bem como lançar luzes sobre o futuro.

Leia o livro na íntegra aqui.

Dom Luiz Fernando Lisboa

Dom Luiz Fernando Lisboa nasceu em Marques de Valença (RJ) no dia 23 de dezembro de 1955. Ele é o nono de doze filhos do casal Francisco Lopes Pereira Lisboa e Benedita de Oliveira Pereira, ambos falecidos. Com nove anos de idade mudou-se, com a sua família, para Osasco (SP), onde passou parte de sua infância, adolescência e juventude.

Em agosto de 1975, aos 19 anos, ingressou no seminário São Gabriel da congregação da Paixão de Jesus Cristo (missionários Passionistas), em Osasco (SP); fez seu noviciado em São Carlos (SP); cursou Filosofia na Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Curitiba (UCP naquela época); Estudou Teologia no Instituto Teológico São Paulo (ITESP). Foi ordenado sacerdote em 10 de dezembro de 1983.

Ele possui duas especializações (Liturgia e Missiologia) na Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção (atual PUC SP) e mestrado em Teologia Pastoral pela PUC Curitiba, onde também foi um dos coordenadores do Curso de especialização em Missiologia.

Exerceu várias tarefas na congregação dos Passionistas e nas dioceses por onde passou, entre as quais: formador em várias etapas da formação, vigário, pároco, conselheiro provincial, coordenador de formação; coordenador da área de missão, diretor do Centro de Defesa dos Direitos Humanos de Osasco, membro do Conselho de Direitos Humanos de SP e assessor no Curso de Teologia.

No início do ano de 2001, foi como missionário Ad Gentes para a diocese de Pemba, Moçambique, onde trabalhou por oito anos; retornou ao Brasil e trabalhou por quatro anos como pároco na paróquia Santa Teresinha de Lisieux, em Colombo, na arquidiocese de Curitiba (PR).

Em 12 de junho de 2013, o Papa Francisco o nomeou como Bispo de Pemba. Sua posse se deu dois meses depois, em 14 de setembro, com celebração na Universidade Católica de Pemba. A cerimônia contou com a presença do presidente da Conferência Episcopal de Moçambique, de arcebispos, bispos, padres e leigos da região e do Brasil. Na Conferência Episcopal de Moçambique exerceu o serviço de secretário-geral e coordenador do Departamento Social.

Em 11 de fevereiro de 2021 foi nomeado bispo da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim. Na mesma data o Papa Francisco concedeu a dignidade de arcebispo a Dom Luiz Lisboa. Em 20 de março de 2021 Dom Luiz Fernando Lisboa tomou posse como o Arcebispo-bispo da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim, sendo assim o 5º pastor a conduzir a Diocese.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

curso-guarda-municipal-presidente-kennedy-10-12-2024

Guarda Municipal de Presidente Kennedy inicia curso para usar armas de fogo

obito-oropouche-10-12-2024c

Mulher de 61 anos é a primeira vítima fatal do Oropouche no Espírito Santo

Futebol_Cachoeiro_29_09_2023

Definidos confrontos das finais do Campeonato de Futebol Amador de Cachoeiro

dorlei-fontao-selo-ouro-10-12-2024b

Dorlei Fontão recebe Selo Ouro de Transparência Pública

camara-municipal-vereadores-cachoeiro-08-10-2024

Câmara de Cachoeiro aprova orçamento 2025, que ultrapassa R$ 1,1 bilhão

tucano-atropelado-10-12-2024

Tucano atropelado é resgatado por PMs na rodovia que liga Mimoso a Muqui

arvores-retiradas-10-12-2024-c

Corte de árvores com mais de 30 anos para obra de escola causa reclamação em Cachoeiro

acidente-rodovia-mimoso-10-12-2024

Caminhão tomba em rodovia de Mimoso do Sul e deixa dois feridos graves

Leia mais
plugins premium WordPress