A partir desta quinta-feira (22), crianças de seis meses a um ano devem tomar a vacina contra o sarampo em todo o Brasil. Essa medida preventiva deve alcançar 1,4 milhão de crianças, que não receberam a dose extra, chamada de dose zero, além das previstas no Calendário Nacional de Vacinação, aos 12 e 15 meses. Para isso, o Ministério da Saúde irá enviar 1,6 milhão de doses a mais para os estados.
No Sul do Estado, Iconha, Alegre e Cachoeiro de Itapemirim são alguns dos municípios que estão intensificando as medidas para evitar casos de sarampo.
Iconha
Em Iconha, uma equipe da Secretaria de Saúde local estará nesta sexta-feira (23) e na seguinte (30), à disposição dos moradores para aplicar as doses que protegem contra o sarampo e atualizar a carteira de vacinação. A mobilização, que começou no último dia 9, está sendo realizada na Unidade de Saúde do Centro e é destinada a quem até 49 anos.
Alegre
Em Alegre, onde ocorreu um caso suspeito, o Centro de Imunização e Vigilância Epidemiológica está trabalhando para vacinar todas as crianças de seis meses a um ano, além da faixa etária até 49 anos.
O secretário interino de Saúde e Saneamento no município, Ulysses Campos, explica que a medida adotada pelo Ministério da Saúde é para prevenção e proteção do público-alvo, uma vez que nesta idade, os bebês são mais suscetíveis a doença.
“A população não necessita se alarmar, há doses suficientes no município para proteção de todos. É importante que os pais e responsáveis levem seus filhos a unidade de saúde mais próxima, munidos de cartão nacional do SUS e a carteirinha de vacinação”, orienta Ulysses.
Cachoeiro
Em Cachoeiro, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) promove, neste mês, ação especial de vacinação contra o sarampo. Será neste sábado (24), das 8h às 14h, no Centro de Saúde Bolívar de Abreu, no bairro Santo Antônio, e em mais de 28 unidades básicas de saúde na cidade e no interior.
Para fortalecer a ação, Cachoeiro fará na semana seguinte ao dia de intensificação, entre 26 e 30 de agosto, atendimento estendido no Centro de Saúde Bolívar de Abreu, das 7h às 19h. O intuito é oferecer o acesso à dose contra o sarampo a quem não puder ser atendido neste sábado.
O Espírito Santo tem um caso comprovado de sarampo, registrado em Cariacica, na Grande Vitória. No Brasil, foram 1.845 registros confirmados em 88 municípios, de 19 de maio a 18 de agosto. Não há ocorrência de morte.