dom 28/abril/2024 03:54
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura
Vacinação ganha mobilização para conter casos de sarampo

Sul do ES adere à mobilização nacional e intensifica vacinação contra sarampo

Andréia Pegoretti

A partir desta quinta-feira (22), crianças de seis meses a um ano devem tomar a vacina contra o sarampo em todo o Brasil. Essa medida preventiva deve alcançar 1,4 milhão de crianças, que não receberam a dose extra, chamada de dose zero, além das previstas no Calendário Nacional de Vacinação, aos 12 e 15 meses. Para isso, o Ministério da Saúde irá enviar 1,6 milhão de doses a mais para os estados.

No Sul do Estado, Iconha, Alegre e Cachoeiro de Itapemirim são alguns dos municípios que estão intensificando as medidas para evitar casos de sarampo.

Iconha

Em Iconha, uma equipe da Secretaria de Saúde local estará nesta sexta-feira (23) e na seguinte (30), à disposição dos moradores para aplicar as doses que protegem contra o sarampo e atualizar a carteira de vacinação. A mobilização, que começou no último dia 9, está sendo realizada na Unidade de Saúde do Centro e é destinada a quem até 49 anos.

Alegre

Em Alegre, onde ocorreu um caso suspeito, o Centro de Imunização e Vigilância Epidemiológica está trabalhando para vacinar todas as crianças de seis meses a um ano, além da faixa etária até 49 anos.

O secretário interino de Saúde e Saneamento no município, Ulysses Campos, explica que a medida adotada pelo Ministério da Saúde é para prevenção e proteção do público-alvo, uma vez que nesta idade, os bebês são mais suscetíveis a doença.

“A população não necessita se alarmar, há doses suficientes no município para proteção de todos. É importante que os pais e responsáveis levem seus filhos a unidade de saúde mais próxima, munidos de cartão nacional do SUS e a carteirinha de vacinação”, orienta Ulysses.

Cachoeiro

Em Cachoeiro, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) promove, neste mês, ação especial de vacinação contra o sarampo. Será neste sábado (24), das 8h às 14h, no Centro de Saúde Bolívar de Abreu, no bairro Santo Antônio, e em mais de 28 unidades básicas de saúde na cidade e no interior.

Para fortalecer a ação, Cachoeiro fará na semana seguinte ao dia de intensificação, entre 26 e 30 de agosto, atendimento estendido no Centro de Saúde Bolívar de Abreu, das 7h às 19h. O intuito é oferecer o acesso à dose contra o sarampo a quem não puder ser atendido neste sábado.

O Espírito Santo tem um caso comprovado de sarampo, registrado em Cariacica, na Grande Vitória. No Brasil, foram 1.845 registros confirmados em 88 municípios, de 19 de maio a 18 de agosto. Não há ocorrência de morte.

Arroz_feijão_26_04

Setor supermercadista capixaba quer aumentar itens isentos de impostos na cesta básica nacional

Rede_pluvial_bairro_Agostinho

Obras: via do Agostinho Simonato será interditada a partir de segunda-feira (29)

sebrae

Veja como o empreendedor pode quitar dívidas e ter acesso ao crédito no ES

Tráfico_drogas_Alegre_26_04_24

Polícia Militar combate tráfico de drogas e porte ilegal de armas em Alegre

Polícia_Militar_Ambiental_Muniz_Freire_26_04

Polícia Militar Ambiental apreende armas de fogo em Muniz Freire, sul do estado

GovernoEstado_26_04

Governo anuncia reajuste de 4,5% no salário de 95 mil servidores do Executivo Estadual

José_Santiago_desaparecido_Muqui_24_04_24

Aposentado desaparece e família pede ajuda: “Estamos sem comer e sem dormir”

acidente_Village_Cachoeiro_26_04_24

Acidente com ônibus e automóvel no bairro Village, em Cachoeiro

Leia mais