sex 19/dezembro/2025 01:58
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura

Jornalista mergulha no acervo da Casa dos Braga para doutorado na França

Ailton Sobrinho pesquisa sobre o trabalho de Rubem Braga. Foto: PMCI

O jornalista Ailton Sobrinho resolveu fazer uma imersão cultural no acervo documental da Casa dos Braga, em Cachoeiro, para conhecer os meandros da obra e da história do escritor Rubem Braga, objeto de sua pesquisa de doutorado em Estudos Lusófonos pela Universidade Clermont Auvergne, da França. Desde terça-feira, ele estuda o material disponível para fundamentar seus textos.

Intitulado “Da crônica jornalística à reportagem de guerra: ficção e não ficção no jornalismo literário de Rubem Braga e Joel Silveira”, o trabalho do doutorando busca identificar e analisar o “processo de ficcionalização da escrita jornalística ao adotar técnicas literárias em sua redação, por meio das produções dos autores, que atuaram na Itália como correspondentes durante a Segunda Guerra Mundial”.

“Trata-se, também, de um trabalho que visa a mostrar a importância do gênero crônica, por vezes relegado pela crítica literária a um status de gênero menor, e dar visibilidade à atuação de cronistas, como o velho Braga, na formação do jornalismo literário brasileiro”, acrescenta Sobrinho, que concluirá a consulta ao material do centro cultural nesta sexta (23).

Artigos

O pesquisador já publicou um artigo que aborda especificamente a escrita do ilustre cachoeirense e produziu outros que abordam a influência do modelo jornalístico francês na imprensa brasileira oitocentista e sobre a relação de alteridade entre jornalista e personagem no contexto do jornalismo literário.

Em novembro, o acadêmico marcará presença em um evento, em Bogotá, na Colômbia, explicando a atuação do cronista capixaba como jornalista em imersão na guerra.

“É realmente imprescindível que a cidade mantenha centros culturais e museus da qualidade e relevância da Casa dos Braga. Poder oferecer algo assim aos turistas, aos intelectuais, aos artistas e à população nos orgulha e incentiva para resguardar, cuidar, lutar pelos espaços preciosos do patrimônio histórico-cultural que nossa cidade tem. Nossos centros culturais estão de braços abertos e prontos para receber a todos”, reforça a secretária municipal de Cultura e Turismo, Fernanda Martins.

O acervo da Casa dos Braga está disponível para consulta do público em geral. O espaço fica aberto das 9h às 18h, de segunda a sábado, e das 9h às 15h, aos sábados. Não é preciso agendamento de visita. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (28) 3155-5258.

👉 Receba as notícias mais importantes do dia direto no seu WhatsApp!
Clique aqui para entrar no grupo agora mesmo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

feira-livre-cachoeiro

Cachoeiro divulga horários especiais de feiras e mercados no fim de ano

festival-de-teatro-itapemirim-circo-dux

Festival leva teatro gratuito à Praia de Itaoca a partir desta quinta-feira

semesp-volei-cachoeiro

Cachoeiro encerra inscrições para Bolsa Atleta nesta sexta-feira

feminicidio-cachoeiro-17-12-2025-casa-faca-vitima-nossa-senhora-da-penha-

Mulher é esfaqueada e morta em Cachoeiro. Suspeito foi preso

academia-idoso2

Academia em Cachoeiro oferece período grátis para idosos de mais de 60 anos

estudante-material-escolar

Tribunal de Contas revoga suspensão de pregão do CIM Polo Sul para uniformes

cultura-popular-bate-flecha

Guaçuí recebe encontro de grupos tradicionais de bate-flecha

casagrande-posse-novos-professores-fase2

Estado recepciona mais 500 professores efetivos da rede pública

Leia mais