Uma ação ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Marataízes, em parceria com a Associação Catadores da Esperança, está ajudando a garantir o sono de cães e gatos no Litoral Sul do Espírito Santo.
Em sua segunda edição, o projeto Cuidando dos Pets consiste na confecção de camas ecológicas para cães e gatos, feitas de pneus reciclados, que poderão ser adquiridos pela população com a troca de 10 garrafas pet e 2 brinquedos em bom estado de conservação ou novos.
A ação vai até o dia 15 de dezembro. O projeto começou em 2018, quando foram doadas 120 camas de pneus reciclados para os animais e, aproximadamente 6.200 garrafas pet retiradas do meio ambiente e entregues para a associação.
“É uma oportunidade de retirar os pneus do meio ambiente, gerar renda para a Associação Catadores da Esperança e, ainda incentivar a proteção aos animais. E, neste ano, ampliamos nossa ação, beneficiando as crianças carentes que serão presenteadas com os brinquedos doados”, explica o secretário de Meio Ambiente de Marataízes, Tunicão Sader.
Meio ambiente
Para a presidente da Associação Catadores da Esperança, Márcia Ferreira, o projeto é muito importante para a preservação do meio ambiente, para a saúde do cidadão, pois os pneus serão reaproveitados e não ficarão expostos na natureza.
“Um projeto importante para a cidade e para a sustentabilidade da associação”, afirma.
Os interessados podem procurar a Secretaria de Meio Ambiente, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, ou os estandes do Programa Marataízes Mais.
“O que poderia causar danos ao meio ambiente e à saúde dos cidadãos foram transformados em confortáveis camas para proteger os nossos animais de estimação. Estamos cuidando do município como um todo e esperamos que este ano o sucesso se repita”, afirma o professor Rodrigo Marvilla.
Catadores
A Associação Catadores da Esperança foi criada há cerca de 10 anos em Marataízes. Hoje mantém 7 famílias envolvidas nos trabalhos diários, desde o recolhimento, separação e comercialização dos reciclados.
O grupo conta com o apoio da prefeitura, que disponibiliza um caminhão para o recolhimento de materiais reciclados em diversos pontos do município.