O 3° Batalhão da Polícia Militar, em Alegre, se destacou no mês de outubro em nível operacional dentre as unidades que integram o Comando de Polícia Ostensiva Sul (CPO-Sul), ajudando a reduzir índices de criminalidade em sua área de atuação, na região do Caparaó.
Dados do 3° BPM apontam redução de 11,1% nos crimes de homicídio doloso; de feminicídio, latrocínio e lesão corporal seguida de morte, com 100%; roubo a pessoa em via pública, com queda de 45,6%; roubo ou furto de veículo, 30,9%; roubo de celular, 32,3%; roubo a estabelecimento comercial, com 22,2%; e roubo em residência/condomínio, com queda de 50%.
Neste período foram cumpridos 29 mandados de busca e apreensão e 36 mandados de prisão. Foram apreendidas 7 armas de fogo, 132 pessoas detidas (34 em flagrante).
Policiais do 3º BPM durante operação. Foto: PMESTambém 3.223 pessoas e 2.150 veículos foram abordados, 15 veículos foram recuperados e foram realizadas 6 visitas tranquilizadoras a mulheres vítimas de violência doméstica.
Ainda, 1.060 ocorrências foram atendidas pela Polícia Militar, tendo como resultado a apreensão de 1.308 buchas de maconha, mais 4,089 kg da mesma substância; 3.164 pedras de crack, e mais 0,575 kg; 128 pinos de cocaína e mais 0,549 kg; 13 frascos de lança-perfume. Também foram confeccionados 117 AITs (auto de infração de trânsito), bem como confeccionados 41 BOATs (Boletim de Acidente de Trânsito).
Operações
Os dados são fruto de diversas operações desempenhadas pela unidade, como “Cerco Tático”, “Cavalo de Aço”, “Blitzen”, “Patrulha Rural”, “Força Total”, “Inquietação”, “Abordagem a Coletivo” e “Operação Integrada”.
O objetivo dessas ações planejadas diariamente é intensificar a ostensividade dos recursos operacionais da Polícia Militar e ao mesmo tempo trazer mais segurança à sociedade que reside nas regiões de abrangência do Batalhão.
“Para alcançar a redução expressiva nesses índices, há um esforço conjunto dos poderes públicos que atuam nos municípios, envolvendo a integração entre a Polícia Militar, Polícia Civil, o Corpo de Bombeiros, Ministério Público e o Poder Judiciário local. Destaco também, mais uma vez, o comprometimento de todos policiais da unidade”, disse o comandante do 3º BPM, tenente-coronel Luciano Suave.
O 3º BPM é responsável pela segurança pública não só de Alegre, mas também dos municípios de Bom Jesus do Norte, Dores de Rio Preto, Divino de São Lourenço, Guaçuí, Jerônimo Monteiro e São José do Calçado.