Subiu para sete o número de mortos em consequência do temporal que caiu na região Sul do Espírito Santo na sexta-feira (17) e causou destruição em diversos municípios. Ao todo há 2.290 pessoas fora de casa, sendo 2.204 desalojados e 78 desabrigados.
O maior número de desalojados, ou seja, pessoas que estão abrigadas em casas de amigos ou parentes, está em Alfredo Chaves: 1.107.
O governo do Estado decretou estado de calamidade pública em Iconha, Vargem Alta, Alfredo Chaves e Rio Novo do Sul.
O decreto de calamidade é o reconhecimento pelo poder público de situação anormal, provocada por desastres, causando sérios danos à comunidade afetada, inclusive à vida de seus integrantes. Ele permitirá às cidades receberem recursos federais de forma mais rápida.
Quatro mortes foram registradas em Iconha. O corpo de Antenor Sabino, 62 anos, havia saído da igreja na sexta-feira, na localidade de Bom Destino. Vizinhos relataram que ele teria parado para ver a correnteza quando imóveis e o ponto de ônibus desabaram. A vítima foi levado pela força da água e só foi encontrada no sábado (18).
Outro morto em decorrência da tempestade foi Alex Hantequeste Sofiate. Morador de Rio Novo do Sul, ele estava em Bom Destino e foi atingido pela enxurrada.
Um terceiro óbito foi registrado na Ilha do Coco. Nesta terça-feira, o corpo de uma mulher foi resgatado no Contorno de Iconha. Os dois continuam sem identificação.
Leia mais: Cartão com até R$ 3 mil e FGTS liberado para vítimas da chuva
Três mortes foram registradas em Alfredo Chaves. Duas delas ocorreram na comunidade de Cachoeirinha, onde Antônia Belarmino e Osvaldo Barbosa foram soterrados após um deslizamento de terra.
Outra vítima foi Alaércio Tavares, soterrado na localidade de Recreio. O corpo dele foi resgatado no sábado (18) por moradores.
Na tarde desta terça-feira, o governador Renato Casagrande anunciou diversas medidas para ajudar os moradores e comerciantes das cidades atingidas a recuperarem os bens e imóveis destruídos. Dentre elas está a volta do cartão Reconstrução e a liberação do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).
Leia mais: Iconha é devastada por tempestade. Veja os vídeos
Dados divulgados nesta terça-feira (21) no boletim da Defesa Civil do Espírito Santo, alertam que as cidades de Alfredo Chaves e Vargem Alta estão com alto risco hidrológico, ou seja, de ocorrerem novas inundações e enxurradas.
Há ainda alerta de risco moderado de deslizamentos de terra em Alfredo Chaves, Marechal Floriano e Vargem Alta.
De acordo com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), para quarta-feira (22), a configuração da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) mantém as condições de instabilidade no Espírito Santo.
A previsão é de pancadas de chuva, podendo ser acompanhadas de rajadas de vento e trovoadas, especialmente a partir da tarde, em todas as regiões. Há risco de temporais em alguns pontos do Estado.