seg 29/abril/2024 11:05
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura
Etapa de urbanização da Praia Central de Marataízes já concluída. Foto: Gabriel Tambarotti

Campanha usa marchinhas para cuidar do meio ambiente

Ivny Matos

Quem acessou o Instagram da Prefeitura de Marataízes no período de Carnaval pôde conferir a campanha “Você cuida, a natureza agradece”. Com o objetivo de conscientizar moradores e turistas para cuidarem das praias, a ação utilizou trechos de marchinhas carnavalescas com um conteúdo específico.

De acordo com Fernanda Valentim, gestora do Projeto Orla, responsável pela campanha, um dos grandes problemas ambientais enfrentados no município é o estacionamento indevido na areia da Praia Central, devido à sua extensão.

Portanto, a marchinha utilizada para esse problema foi “Oh abre alas que eu quero passar: motorista legal não estaciona em qualquer local. Proibido estacionar na praia. Sujeito à multa”.

Outro tema abordado foi a questão do lixo, para que ele fosse destinado em local correto.

“Nós optamos pelo Instagram para encampar a ideia, e foi um sucesso de resultados. O estacionamento de carros na areia diminuiu consideravelmente, os turistas estavam levando suas próprias sacolinhas para depois encaminhar o lixo ao local correto”, disse a engenheira.

Cuidado com as praias

Além da necessidade latente de cuidar do meio ambiente, desde 2018 a Secretaria de Patrimônio da União, que atualmente faz parte do Ministério da Economia, delegou aos municípios a gerência de suas praias.

Isso quer dizer que, a partir de então, os municípios devem produzir suas próprias normas de cuidados, tais como controle de vendedores ambulantes, por exemplo. Outros municípios no Espírito Santo já fazem esse controle próprio, como Aracruz, Guarapari, Piúma, Anchieta, Linhares e São Mateus. E produzir campanhas de cuidados com o meio ambiente faz parte dessas obrigações.

Também integram essa empreitada as secretarias de Meio Ambiente, Posturas, Turismo, Cultura e Esportes, cada uma contribuindo dentro da sua especialidade, mas com o objetivo de cuidar das praias da Pérola Capixaba.

Tudo que é feito nas Praias de Marataízes é fiscalizado dentro do Projeto de Integração Praias. Ainda segundo Fernanda, o sucesso foi tão grande que a campanha receberá uma nova cara e se estenderá por todo o ano.

manjericao-28-04-2024

Manjericão

PRF_resgata_criança_27_04

PRF resgata criança de 2 anos do colo de mãe desorientada

Renato_Casagrande_Alegre_27_04_24

Investimentos de R$ 4,29 milhões em obras beneficiam 4,5 mil moradores de Alegre

Closet_25_04

Closet: uma tendência que se destaca e valoriza os imóveis

Arroz_feijão_26_04

Setor supermercadista capixaba quer aumentar itens isentos de impostos na cesta básica nacional

Rede_pluvial_bairro_Agostinho

Obras: via do Agostinho Simonato será interditada a partir de segunda-feira (29)

sebrae

Veja como o empreendedor pode quitar dívidas e ter acesso ao crédito no ES

Tráfico_drogas_Alegre_26_04_24

Polícia Militar combate tráfico de drogas e porte ilegal de armas em Alegre

Leia mais