O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, anunciou nesta quinta-feira (19) em coletiva com a imprensa a necessidade de deslocar serviços e pacientes da Santa Casa de Misericórdia de Cachoeiro de Itapemirim para outros hospitais.
O objetivo é preparar a Santa Casa para receber pacientes com coronavírus, já que será o hospital de referência na região sul para o tratamento da doença.
“Vamos deslocar os serviços prestados lá e também pacientes atendidas com outras enfermidades para o Hospital Evangélico, Hospital Infantil, Santa Casa de Guaçuí e de Castelo”, ressaltou.
O objetivo do Estado é concentrar o atendimento numa só unidade hospitalar e evitar pulverizar o tratamento de pessoas com coronavírus nos demais hospitais para impedir a contaminação dos pacientes com outras enfermidades.
Casagrande vislumbra dificuldades no setor de saúde pública uma vez que, além da pandemia do coronavírus, outras doenças, como câncer, diabetes, vão continuar atacando a população, o que poderá sobrecarregar os serviços na área.
Segundo o governador, o Estado está preparando dois hospitais da região metropolitana para receber pacientes com coronavírus, o Jayme Santos Neves e o Dório Silva.
Inclusive, os serviços hoje realizados no Jayme estão sendo transferidos para outros hospitais para liberar espaço para atendimento exclusivo aos pacientes com o novo vírus.