sáb 27/abril/2024 17:56
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura
Nésio Fernandes e Luiz Carlos Reblin durante videoconferência com a imprensa. Foto: YouTube/Sesa

Pico do coronavírus deve ser neste mês, diz secretário

redacao
Redação Dia a Dia

Durante entrevista por videoconferência na tarde desta segunda-feira (11), o secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, afirmou que o pico do coronavírus deve ocorrer ainda durante o mês de maio no Espírito Santo. Ele voltou a defender o isolamento social e o uso de máscaras faciais como forma de proteção à Covid-19.

“A partir de previsões epidemiológica, estatística e matemática, esperamos que o mês de maio confirme a suspeita de que o pico seria atingido no mês de maio. Precisamos acompanhar a curva da doença e dos casos confirmados”, afirmou Nésio Fernandes.

O secretário disse que o Espírito Santo já conta com quase 400 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e outros 300 devem ser abertos.

“São quase 400 leitos de UTI e aguardamos a habilitação de outros 210. Mais 109 devem ser habilitados nas próximas horas e uma expansão de quase 300 leitos até o final de junho. Acreditamos que essa quantidade será suficiente para atender os casos graves da doença”, detalhou Nésio Fernandes.

No Espírito Santo, 28 mortes ainda estão sendo investigadas pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) para esclarecer se elas foram causadas pelo coronavírus.

O secretário alertou para o aumento de casos no interior do Estado, o que pode fazer com que cidades que hoje se encontram no risco baixo passem para o moderado e do moderado para alto no Mapa de Gestão de Risco.

“A nossa expectativa é que na próxima semana outros municípios passem a entrar no risco moderado e no risco alto. Isso vai exigir que os atores desses municípios fiquem atentos para se adequar. Os estabelecimentos, por exemplo, precisam fazer entrega a domicílio, vendas por telefone”, alertou Nésio Fernandes.

Inquérito Sorológico

O subsecretário em Vigilância Epidemiológica, Luiz Carlos Reblin, que também participou da entrevista, falou ainda sobre a testagem da população capixaba para o Inquérito Sorológico.

“Vamos verificar por meio desse teste se a pessoa entrou em contato com o coronavírus. As equipes estarão protegidas, com vestimentas adequadas e que serão trocadas a cada visita. O teste que estamos utilizando é um teste apropriado para o Inquérito Sorológico. Servirá para entender por onde a doença já circulou e onde poderá melhorar a circulação de pessoas”, disse Reblin.

O subsecretário ainda fez um alerta: a taxa de transmissão da Covid-19 está acima de 1.

“A taxa de transmissão está acima de 1, o que significa que uma pessoa está contaminando mais de um indivíduo. Enquanto isso acontecer, a doença não vai diminuir. Por isso é preciso seguir as orientações do distanciamento social”, destacou Reblin.

Arroz_feijão_26_04

Setor supermercadista capixaba quer aumentar itens isentos de impostos na cesta básica nacional

Rede_pluvial_bairro_Agostinho

Obras: via do Agostinho Simonato será interditada a partir de segunda-feira (29)

sebrae

Veja como o empreendedor pode quitar dívidas e ter acesso ao crédito no ES

Tráfico_drogas_Alegre_26_04_24

Polícia Militar combate tráfico de drogas e porte ilegal de armas em Alegre

Polícia_Militar_Ambiental_Muniz_Freire_26_04

Polícia Militar Ambiental apreende armas de fogo em Muniz Freire, sul do estado

GovernoEstado_26_04

Governo anuncia reajuste de 4,5% no salário de 95 mil servidores do Executivo Estadual

José_Santiago_desaparecido_Muqui_24_04_24

Aposentado desaparece e família pede ajuda: “Estamos sem comer e sem dormir”

acidente_Village_Cachoeiro_26_04_24

Acidente com ônibus e automóvel no bairro Village, em Cachoeiro

Leia mais