Fiscais da Prefeitura de Mimoso do Sul acompanhados de agentes da Defesa Civil municipal autuaram lojas que insistiram em abrir neste sábado, descumprindo decreto municipal que proíbe a abertura de comércio aos finais de semana.
De acordo com o coordenador de Defesa Civil do município, Franciney Matias de Oliveira, as ações ocorrem desde quarta-feira (14) e visam atender notificação recomendatória do Ministério Público do Espírito Santo que cobrou do município o cumprimento do decreto do governo do estado de combate ao coronavírus.
“É importante que os comerciantes entendam que a fiscalização só cumpre o que é determinado. Hoje a maioria estava fechada como foi determinado”, disse Franciney.
As notícias mais importantes do dia direto no seu WhatsApp! 📲
No entanto, algumas lojas, principalmente de eletrodomésticos, descumpriram decreto e foram autuados. A pena, de acordo com ele, varia de advertência a cassação de alvará sanitário e de funcionamento.
Pelo decreto, apenas atividades consideradas essenciais como padarias, farmácias, postos de combustível, hortifruti e supermercados estão autorizadas a abrir no sábado.
Já a maioria das atividades só pode funcionar de segunda a sexta, tais como lojas de roupa, cama, mesa e banho, brinquedos, eletrodomésticos, perfumarias, aviamentos e armarinhos, calçados, joalherias e relojoarias, produtos naturais, óticas, salões de beleza, barbearia e distribuidoras de bebidas.