sex 19/dezembro/2025 10:22
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura

Liminar a favor das escolas particulares barra lei que reduz mensalidades

A ação foi movida pelo Sindicato das Empresas Particulares do Ensino do Espírito Santo, que alegou em sua justificativa que a legislação é inconstitucional.
Foto: Diego de Rosa/Ales

Uma liminar concedida nesta terça-feira (7) pelo desembargador Jorge Henrique Valle dos Santos, do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) suspendeu a lei estadual que trata sobre a redução de 30% das mensalidades das escolas particulares durante a pandemia de coronavírus.

A ação foi movida pelo Sindicato das Empresas Particulares do Ensino do Espírito Santo (Sinepe-ES), que alegou em sua justificativa que a legislação aprovada em maio é inconstitucional, uma vez que os estados não podem legislar sobre contratos, o que só caberia à União por se tratar de um tema de direito civil, e não do consumidor. O argumento foi acatado pelo desembargador.

“A competência suplementar estadual para dispor sobre a proteção à saúde e ao consumidor não pode alcançar a disciplina das relações contratuais, coagindo uma das partes a prestar seus serviços de forma diversa daquela pela qual se obrigou. Dessa maneira, a legislação estadual (…) cuidou de modificar relações negociais e contratuais, as quais são disciplinadas abstratamente pelo direito civil e como tal, sob alçada privativa da União”, escreveu Jorge Henrique Valle dos Santos.

A liminar é temporária e o mérito do processo ainda deve ser julgado pelo colegiado do TJES. Com isso, as escolas particulares não serão obrigadas a dar desconto previsto pela lei nas mensalidades, que poderia variar entre 10% e 30%.

A lei entrou em vigor em 23 de junho e iria contemplar 120 mil estudantes da educação básica e 80 mil do ensino superior.

👉 Receba as notícias mais importantes do dia direto no seu WhatsApp!
Clique aqui para entrar no grupo agora mesmo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

diocese-matriz-velha-

Centro Social Madre Tereza realiza mais de 5 mil atendimentos em Cachoeiro

casa-verde-orquestra-sinfonica

Orquestra da Casa Verde se apresenta na Catedral de São Pedro nesta sexta (19)

cachoeiro-sala-de-aula

Prefeitura de Cachoeiro promete abono de R$ 2 mil a profissionais do magistério

findes-prestacao-de-contas-18-12-2025

Economia do ES cresce acima da média do país, aponta Observatório da Findes

Bilhetes de aposta da mega-sena

Mega-Sena acumula de novo e próximo prêmio deverá ser de R$ 62 milhões

casagramde-ricardo-18-12-25

Ricardo Ferraço é o nome do governo Casagrande para 2026

policia-civil-falsa-advogada-itapemirim-18-12-2025

Polícia Civil faz operação contra falsa advogada em Itapemirim

professor-sala-de-aula

Estado abre vagas de mestrado para docentes da educação técnica

Leia mais