Morreu nesta sexta-feira (10), aos 85 anos, o jornalista Joacyr Pinto, fundador da Revista 7 Dias. De acordo com nota divulgada pela revista nas redes sociais, Seu Joa, como era conhecido, tinha Mal de Parkinson, doença que destrói as células nervosas e gera tremores involuntários. Ele estava internado no Hospital Unimed, em Cachoeiro de Itapemirim, onde veio a óbito.
Ele fundou a Revista 7 Dias em 1967, um dos veículos de comunicação mais tradicionais da sociedade cachoeirense. Seu Joa atuou ainda como repórter esportivo nos jornais “O Arauto” e “Correio do Sul”. Era um apaixonado pelo Estrela. Ainda não há informações sobre velório e enterro.
Veja a íntegra da nota da Revista 7 Dias:
“É com profundo pesar que comunicamos o falecimento do Sr. Joacyr Pinto, de 85 anos, nosso querido seu Joa, fundador da revista 7DIAS. Joa é uma das figuras mais conhecidas e queridas de Cachoeiro, um dos grandes pioneiros da imprensa capixaba, estando à frente do semanário mais tradicional da cidade há mais de cinquenta anos. Um homem de hábitos simples e apaixonado por sua terra e por sua gente. Há muitos anos ele sofria com a Doença de Parkinson, que destrói as células nervosas e gera, na maioria das vezes, sintomas como rigidez muscular e tremores involuntários, e nos últimos dias estava internado na Unimed, vindo a falecer na manhã de hoje (10/07)”.
O prefeito de Cachoeiro, Victor Coelho, também lamentou a morte do jornalista em suas redes sociais: “Recebo com tristeza a notícia do falecimento do jornalista Joacyr Pinto, conhecido por Joa pelos cachoeirenses. Com sua Revista Sete Dias, ele destacou por décadas o melhor de Cachoeiro nas áreas social, cultural e empresarial para o país e até no exterior. Fica a história, o legado, o exemplo de Joa para todos nós”.
O deputado estadual Theodorico Ferraço disse que o legado de trabalho de Seu Joa será lembrado por muitas gerações: “Com consternação e pesar, recebemos a triste notícia do falecimento do fundador e proprietário da Revista 7 Dias, Joacyr Pinto, nosso eterno Joa. Seu legado de trabalho, certamente, será lembrado ainda por muitas gerações e merece o nossa admiração e respeito. Neste momento de dor e de perda, me solidarizo com a família, amigos e colegas de trabalho por esta grande perda.
Que Deus conforte o coração de todos neste momento”.
A diretoria do Estrela do Norte também emitiu nota de pesar: “É com imenso pesar que a diretoria e toda a torcida do Estrela do Norte Futebol Clube recebem a notícia do falecimento, nessa sexta-feira (10), de Joacyr Pinto, conhecido com Seu Joa, proprietário da Revista 7 Dias. Seu Joa foi um estrelense fiel. Morava praticamente ao lado do Sumaré e sempre esteve à disposição do clube, colaborando de todas as formas. Os pensamentos de todos do Estrela do Norte FC estão com seus familiares e amigos. Que Deus conforte a todos nesse momento!”.