ter 30/abril/2024 03:02
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura
Lygia Tavares Martins Costa completa 100 anos. Foto: Acervo pessoal

Professora centenária vai ganhar serenata e carreata no aniversário

Alessandro-29-09
Alessandro Araujo de Paula
A aposentada ao lado da família. Foto: Acervo pessoal

A professora aposentada Lygia Tavares Martins Costa completa nesta sexta-feira (14) 100 anos de idade e vai ganhar de amigos e familiares uma homenagem especial, com direito a serenata e carreata no bairro Independência, em Cachoeiro de Itapemirim, no Sul do Espírito Santo.

Por conta da pandemia do novo coronavírus, os planos de realizar uma festa para marcar a data tiveram de ser mudados. Mas isso não significa que a data não será lembrada.

“A ideia era realizar uma festa, mas veio a Covid-19 e mudou nossos planos. Porém não poderíamos deixar passar essa data em branco”, explicou a contadora de história e funcionária pública, Maria Elvira Tavares Costa, filha da professora centenária.

Lygia Tavares Martins Costa completa 100 anos. Foto: Acervo pessoal

A serenata acontecerá nesta sexta, às 19 horas, na rua Felipe Moysés, e será conduzida por um grupo de amigos músicos. A aniversariante vai acompanhar a homenagem da janela de casa. No domingo, haverá carreata às 10 horas, com concentração em frente à Igreja Matriz Velha, no bairro Independência.

“Minha mãe está muito feliz. Vai ser uma bela homenagem e ao mesmo tempo ela vai poder continuar dentro de casa, sem correr risco”, disse Maria Elvira.

A professora Lygia foi casada com Domício Martins da Silva Sobrinho, que morreu há 12 anos. Juntos, eles tiveram quatro filhos, nove netos e 11 bisnetos.

“Além de ser uma data importante, a professora Lygia é uma pessoa superdelicada, merece todo nosso carinho. Alfabetizou tanta gente em Cachoeiro”, disse a turismóloga e professora de geografia Valéria Jordão, 60, que está organizando a homenagem especial.

A professora na juventude. Foto: Acervo pessoal

“Ela era calma com todos os alunos, sempre com uma palavra de carinho para cada um. Eram aulas de civilidade e educação familiar e cívica”, disse o médico Silvio Casotti, que foi aluno da professora Lygia.

Sabedoria

“Quanta história, quanta benção. Só o fato de ter passado conhecimento já merece um busto em praça pública. Agora sei de onde brota a sabedoria dos descendentes”, destacou o monsenhor Rômulo Zagotto.

Dona Lygia nasceu em Carangola-MG e veio para Cachoeiro muito nova. Filha do português Alvaro Tavares, industrial e maçon, casou-se com Domício, descendente de italiano de família humilde. “É uma história de amor e de muitas lutas”, destacou Maria Elvira.

“Cem anos tenha eu, terei pouco para expressar toda a minha gratidão pelo privilégio do aprendizado com essa mulher-monumento que nos ensinava a praticar o amor ilimitado”, destacou o jornalista e ex-aluno Antonio Miranda.

policia-jogos-video-game-29-04-2024

Aposentado utilizava videogames para atrair menores para exploração sexual no ES

jogos-escolares-29-04-2024

Confira quem são os campeões da Regional II dos Jogos Escolares do Espírito Santo

padaria-top-obras-29-04-2024

Padaria Top abre 150 vagas de emprego para futura unidade em Cachoeiro. Veja como se candidatar

caes-aeroporto-29-04-2024

Após morte de cão durante voo, tutores se manifestam em aeroporto

cavalgada

Lei transforma as cavalgadas em patrimônio cultural de Cachoeiro

trator-agricola-29-04-2024

Incaper equipa Fazendas Experimentais com novas máquinas e caminhões

bar-cafeteria-drink-28-04-2024

Moedas – Lembranças

manjericao-28-04-2024

Manjericão

Leia mais