dom 28/abril/2024 07:53
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura
Santa Casa Cachoeiro é o hospital de referência para coronavírus no Sul. Foto: Santa Casa Cachoeiro

Simpósio virtual vai discutir transplante de órgãos e tecidos

redacao
Redação Dia a Dia
Foto: Santa Casa Cachoeiro

Entre os dias 25 a 27 de setembro, será realizado o 1º Simpósio Sul Capixaba de Transplante de Órgãos e tecidos. Por conta da necessidade de se manter o distanciamento social, o evento será on-line. As inscrições são gratuitas e já podem ser feitas AQUI.

O encontro virtual, que terá certificado de 25 horas, contará com a presença de especialistas no assunto e abordará temas como anticorpos, imunossupressão, transplante hepático, multiviceral e cardíaco, além de abordar também a visão do transplantado, da família do doador e também de quem está na fila de espera.

O simpósio visa trazer à tona a discussão sobre a doação e o transplante de órgãos, abrangendo não somente a produção científica, mas também os aspectos humanitários e sociais, que são de extrema importância, principalmente se analisarmos o alto índice de negativa familiar à doação em nosso estado.

“Nesse mesmo sentido, o Setembro Verde, mês dedicado ao tema, engaja ações desse tipo. Durante os três dias de palestras online e totalmente gratuitas, diversos profissionais de renome internacional abordarão temas como Transplante Cardíaco e Imunossupressão, além de um dia dedicado somente à humanização, que contará com a presença de transplantados, doadores e pacientes à espera de um órgão”, explicou Allan Zucolotto, presidente da Liga de Transplante de Órgãos e Tecidos Sul Capixaba (Ligalatosc), organizadora do evento.

Parceria

A Santa Casa de Misericórdia é parceira do evento. A coordenadora da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos Para Transplante (CIHDOTT), Beatriz Rivieri Colodette, explica que o evento é importante para profissionais da saúde, mas também para a população em geral, já que é uma oportunidade também para se informar mais sobre o assunto.

“Esse é um tema pouco falado, poucas pessoas ainda têm conhecimento. E nesse encontro também poderá saber mais sobre o processo, como é a conservação do órgão após a captação e tempo de vida, por exemplo”, disse.

Durante todo o mês, a Santa Casa realiza a campanha Setembro Verde, exatamente para incentivar a doação de órgãos e tecidos. A fachada do hospital ganhou nova iluminação e uma homenagem será feita às famílias de doadores de órgãos.

A Santa Casa é um dos hospitais referência no Estado na realização de trabalhos educativos para captação de órgãos e de janeiro a agosto deste ano foram realizadas cinco captações de órgãos. Foram 1 coração, três fígados, seis rins e oito córneas para pacientes que estão na fila aguardando um transplante.

Arroz_feijão_26_04

Setor supermercadista capixaba quer aumentar itens isentos de impostos na cesta básica nacional

Rede_pluvial_bairro_Agostinho

Obras: via do Agostinho Simonato será interditada a partir de segunda-feira (29)

sebrae

Veja como o empreendedor pode quitar dívidas e ter acesso ao crédito no ES

Tráfico_drogas_Alegre_26_04_24

Polícia Militar combate tráfico de drogas e porte ilegal de armas em Alegre

Polícia_Militar_Ambiental_Muniz_Freire_26_04

Polícia Militar Ambiental apreende armas de fogo em Muniz Freire, sul do estado

GovernoEstado_26_04

Governo anuncia reajuste de 4,5% no salário de 95 mil servidores do Executivo Estadual

José_Santiago_desaparecido_Muqui_24_04_24

Aposentado desaparece e família pede ajuda: “Estamos sem comer e sem dormir”

acidente_Village_Cachoeiro_26_04_24

Acidente com ônibus e automóvel no bairro Village, em Cachoeiro

Leia mais