Uma boa oportunidade para empreendedores que desejam iniciar projetos que envolvam inovação e solução de desafios é a segunda edição on-line da Trilha SebraeUp Start, que está com inscrições abertas até o dia 1º de outubro. Voltado para jovens startups, o programa vai capacitar os empresários por meio de oficinas e outras atividades, para que o projeto desenvolva um modelo viável de negócios.
“A trilha de pré-aceleração é para quem busca criar um produto ou serviço inovador ou até mesmo inovar no próprio negócio. Vamos capacitar e oferecer ferramentas para que os empreendedores, com ou sem CNPJ, possam, efetivamente, tirar a ideia do papel”, destaca o analista do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae/ES), Samuel Graciolli.
Durante nove semanas, os empreendedores vão receber instruções on-line ao vivo, desenvolver a habilidade de trabalhar em time, entender o ambiente de negócios, finanças, trabalhar o branding da marca e o desenvolvimento do seu produto, além de um material complementar de estudo. Serão três encontros por semana, às terças, quartas e quintas-feiras, de 19h às 21h30.
De acordo com Graciolli, o diferencial da SebraeUp para outras capacitações, também oferecidas pelo Sebrae/ES, é que o empreendedor aprende fazendo.
“Quase 80% dessa oficina exige que o empreendedor coloque a mão na massa. É só praticando que ele vai conseguir colocar o projeto em atividade”, ressalta.
Weverson Rocio, que é um dos participantes da primeira edição on-line do programa, destaca a importância da Trilha para a reestruturação do seu negócio.
“No meu caso, é uma reformulação extremamente importante para alcançar o sucesso. O meu projeto já está rodando, e pelo programa é possível reavaliar tudo que foi desenhado. Recebemos dicas e orientações pontuais. A experiência tem sido muito positiva”, disse.
Abrangência estadual
Por ser no formato online, a abrangência da trilha de pré-aceleração é estadual. O programa será realizado por meio de plataformas digitais. O Sebrae/ES arca com 75% do valor original do curso, e os interessados investem R$ 250 para 54 horas de conteúdo ao vivo. O certificado só será validado com a comprovação de 70% de presença no programa.
As inscrições se encerram no dia 1º de outubro, quando também terão início as oficinas.
A Trilha ainda conta com um grupo exclusivo de WhatsApp para fomentar a conexão e networking entre os participantes de todo o estado, e com uma plataforma de estudo com matérias complementares.