dom 28/abril/2024 18:54
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura
Farmácia Cidadã de Guaçuí completa um ano nesta sexta-feira (4) (Foto: Divulgação/PMG)

Farmácia Cidadã completa um ano de funcionamento em Guaçuí

redacao
Redação Dia a Dia
Farmácia Cidadã de Guaçuí completa um ano nesta sexta-feira (4) (Foto: Divulgação/PMG)

Nesta sexta-feira (4), a Farmácia Cidadã de Guaçuí completa um ano de existência. O projeto, do Governo do Estado, que dá acesso a medicamentos especializados, funciona na Rede Cuidar, no Centro da cidade, próximo à Unidade Básica de Saúde Central (UBSC) do município.

A Farmácia Cidadã, em Guaçuí, foi uma conquista dos municípios que compõem o Consórcio Público da Região Polo Sul (CIM Polo Sul), incluindo os 14 que são atendidos pela Rede Cuidar localizada no município, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde, por meio da Superintendência Regional de Saúde de Cachoeiro de Itapemirim. Os municípios atendidos pela Rede Cuidar, além de Guaçuí, são: Alegre, Apiacá, Bom Jesus do Norte, Divino de São Lourenço, Dores do Rio Preto, Ibitirama, Irupi, Iúna, Jerônimo Monteiro, Mimoso do Sul, Muniz Freire, Muqui e São José do Calçado.

O programa traz um conceito moderno em farmácia pública com maior disponibilidade de medicamentos, estrutura física adequada, ambiente climatizado, atendimento farmacêutico especializado, informatização e desburocratização, além da disponibilização de serviços pela internet e comunicação via torpedo.

Aproximadamente três mil pacientes são contemplados, totalizando 24.630 atendimentos neste primeiro ano.

Atendimento

Os medicamentos disponíveis nas Farmácias Cidadãs Estaduais pertencem ao Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (Ceaf) que consiste em uma estratégia de acesso a medicamentos no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), caracterizado pela busca da garantia da integralidade do tratamento medicamentoso, em nível ambulatorial. Essas linhas de cuidado estão definidas em Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) publicadas pelo Ministério da Saúde.

A pessoa que precisa de algum medicamento especializado deve recorrer à Farmácia Cidadã Estadual localizada em seu município ou àquela que for referência para o seu local de residência. O paciente deve apresentar exames e documentos fornecidos pelo médico (ou seja, antes, é preciso procurar assistência médica), e a farmácia abrirá um processo para avaliar a solicitação. Quando a avaliação é concluída, a Farmácia Cidadã envia uma mensagem por SMS (torpedo) para o telefone celular do paciente ou do responsável, informando se a solicitação foi aprovada ou não, e dizendo da necessidade de entrar em contato com a farmácia para agendar o atendimento, nos casos aprovados

Renato_Casagrande_Alegre_27_04_24

Investimentos de R$ 4,29 milhões em obras beneficiam 4,5 mil moradores de Alegre

Closet_25_04

Closet: uma tendência que se destaca e valoriza os imóveis

Arroz_feijão_26_04

Setor supermercadista capixaba quer aumentar itens isentos de impostos na cesta básica nacional

Rede_pluvial_bairro_Agostinho

Obras: via do Agostinho Simonato será interditada a partir de segunda-feira (29)

sebrae

Veja como o empreendedor pode quitar dívidas e ter acesso ao crédito no ES

Tráfico_drogas_Alegre_26_04_24

Polícia Militar combate tráfico de drogas e porte ilegal de armas em Alegre

Polícia_Militar_Ambiental_Muniz_Freire_26_04

Polícia Militar Ambiental apreende armas de fogo em Muniz Freire, sul do estado

GovernoEstado_26_04

Governo anuncia reajuste de 4,5% no salário de 95 mil servidores do Executivo Estadual

Leia mais