As vagas nas creches de Guaçuí têm sido ofertadas desde 2014 por meio de sorteio. Até então, segundo a prefeitura, não era possível atender a todos e as listas de espera se repetiam. Mas este ano foi diferente: todos os inscritos no sorteio conseguiram acesso a uma creche e sobraram vagas.
Os sorteios aconteceram nos dias 10, 11, 14 e 15 deste mês, na quadra da Escola Municipal Anísio Teixeira, além da quadra da Escola Municipal Professora Elvira Bruzzi, para o caso da Creche Rita Alves dos Santos Silva, no distrito de São Pedro de Rates, no dia 15.
De acordo com a coordenadora pedagógica das creches municipais, Maria Luzia Muruce, da Secretaria Municipal de Educação (Seme), nos anos anteriores, após cada sorteio, a preocupação com as listas de espera se estendia pelo ano letivo.
“Mas a atual administração municipal, desde seu início, trabalhou para que o maior número de crianças fosse atendido e o município focou na busca de recursos para a ampliação e construção de novas instituições voltadas para a primeira infância”, afirma.
Esse foi o caso na instalação da Creche Regina Célia de Campos Barroso Ribeiro, no Centro da cidade, e a construção da Creche Maria Célia de Paula Muruci, bairro Horto Florestal, e Creche Maria Margarida Rodolfo Silva, no bairro Quincas Machado, que somaram mais 400 vagas a este setor.
A rede municipal de educação já contava com outras cinco creches (Rita Perdigão – bairro Tancredo Neves, Maria Umbelina da Silva – bairro Balança, Dona Niquita – bairro Antônio Francisco Moreira, Vilma de Paula Ridolfi Ferreira – bairro Manoel Monteiro Torres – e Rita Alves dos Santos Silva – distrito de São Pedro de Rates.
Agora, Guaçuí conta com uma rede de oito creches e, pela primeira vez, ao longo de seis anos, a Secretaria Municipal de Educação consegue atender a todas as crianças inscritas.
Localização
Depois de concluídas as transferências internas e rematrículas de 2020, foram ofertadas, para o ano letivo de 2021, 263 vagas para 185 inscritos no sorteio. Ou seja, todos os inscritos conseguiram uma vaga, com o sorteio servindo apenas para definir a localização de cada uma delas.
“Atendemos todos que solicitaram vagas, zeramos a fila de espera nas creches e ainda sobraram vagas, graças à construção das novas creches e abertura de novas vagas”, afirma o secretário municipal de Educação, Liomar Luciano de Oliveira.
“Temos muito que agradecer à prefeita Vera Costa, por acreditar sempre na educação, e a toda equipe da Seme, pelo empenho para uma educação de qualidade com acesso a todos”, completa.