A cidade de Presidente Kennedy, no Litoral Sul do Espírito Santo, possui o maior Produto Interno Bruto (PIB) per capita do país: R$ 583.171,85. O município de 11.658 habitantes tem sua economia impulsionada na exploração de petróleo e espera dobrar sua população em 8 anos, por conta da chegada de importantes investimentos em infraestrutura e logísticas, a maioria relacionada à instalação do Porto Central.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento, Flávio Matos Ferreira, o empreendimento deve trazer importantes mudanças na cidade.
“Inevitavelmente dobraremos a população em 8 anos. A gestão atual está fazendo investimentos que não foram feitos em muitos anos, já prevendo estes investimentos no porto e crescimento populacional, em função de uma onda forte de geração de empregos, tanto nesta fase inicial de construção como na sequência dos investimentos secundários de empresas satélites de serviços que irão compor o complexo de empresas ligadas ao serviço portuário”, disse o secretário.
Segundo Flávio Ferreira, a cidade terá uma explosão demográfica em pouco tempo e a administração atual está terminando um projeto de saneamento já provisionado para 50 mil pessoas.
“Tudo que o município deverá receber de investimento privado terá uma contrapartida de investimentos públicos. O município está trabalhando intensamente nos projetos que irão ampliar a capacidade de infraestrutura necessária para suportar este crescimento”, explicou Flávio Ferreira.
Gostou da matéria? 💬
Junte-se ao nosso grupo no WhatsApp e receba notícias exclusivas diretamente no seu celular!
👉 Entrar no GrupoIndustrialização
Segundo ele, economicamente o município ampliará sua capacidade de recebíveis com impostos a partir do projeto de industrialização que está trabalhando. Os projetos se dividem em:
1. Projetos de industrialização sem o Porto Central
Indústrias que estão se acomodando no município sem a necessidade de ter o amparo portuário. Empresas que estão se instalando pela logística, benefícios fiscais, localização, etc.
2. Projetos com Porto Central
Inclui as empresas onde toda a cadeia portuária de indústria e serviços se instalam ao redor do Porto Central.
“Com os investimentos do Porto Central a cidade irá crescer muito em poucos anos. Kennedy estará em uma curva ascendente de crescimento, ganhando potencial e pujança industrial. E sem dúvida nenhuma será o líder industrial do Sul do Estado, migrando em pouco tempo para líder absoluto de investimentos”, disse o secretário.
PIB per capita
O PIB per capita de uma cidade é a soma das riquezas produzidas pelo município dividida pelo número de habitantes. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Presidente Kennedy teve um resultado 17 vezes maior que o PIB per capita brasileiro, que foi de R$ 33.593,82. Os dados são referentes ao ano de 2018.