O ano de 2020 não foi exatamente o mais tranquilo de todos, certo? Mas, apesar de suas surpresas (algumas nem tão agradáveis assim), surgiram diversas oportunidades valiosas para aprendizado e crescimento. Essas lições não devem ser esquecidas, pois, 2021 terá início dentro de poucos dias.
E pensando nisso, estamos trazendo as dicas de que você precisa para se preparar para começar o próximo ano com o pé direito. Confira!
1 – Comece a organizar suas resoluções ANTES de 1 de janeiro
Comece a pensar em um plano de como você fará as mudanças que deseja antes de 1º de janeiro. Por exemplo, se o seu objetivo é exercício, faça-o agora.
Provavelmente, se você puder incorporá-lo em sua vida agora, janeiro será ainda mais fácil. Isso pode ser uma simples caminhada matinal antes do início do dia.
Se o seu objetivo é comer de forma mais saudável ou perder peso, essas mudanças levam tempo. Escolha receitas, faça suas compras, faça um plano de alimentação, etc.
Mesmo que você não comece a se alimentar de maneira diferente logo de cara, pelo menos estará preparado.
2 – Deixe de lado as expectativas
Não espere que as coisas sempre saiam do jeito que você deseja: 2020 foi a prova viva disso. Quando lidar com situações que fogem do seu controle e que parecem assustadoras, lembre-se de que você sempre tem uma das três opções:
Você pode ficar com raiva e desanimado porque o mundo não é como você gostaria que fosse e jogar a toalha;
Você pode colocar tudo em pausa e esperar que as coisas passem;
Você pode seguir em frente, continuar agindo e ver o que você pode fazer com a situação como ela está.
A chave é ser flexível e abrir mão das expectativas.
3 – Concentre-se no que você pode controlar
As pessoas gastam muito tempo e energia se preocupando com coisas que não podem influenciar ou mudar.
Ninguém sabe quando os bloqueios causados pela pandemia vão acabar, ninguém sabe se haverá uma vacina, ninguém sabe o que vai acontecer com a economia.
Em vez disso, é uma ideia muito melhor focar nas coisas que você pode controlar, e há duas áreas sobre as quais você sempre tem controle: o que você está pensando e o que está fazendo.
Você pode gastar seu tempo pensando sobre todas as coisas que deram errado ou pode focar sua atenção nas possibilidades e oportunidades.
4 – Estabeleça metas
Sim, continue a definir metas! Talvez evite planos excessivamente otimistas, como fazer uma viagem de três meses pela Europa, e em vez disso concentre-se nas coisas um pouco mais perto de casa.
Na hora de definir metas para 2021, considere dois tipos:
As metas “alcançáveis” (aqueles que sabemos que podem ser feitos independentemente da situação mundial, como estudo online, hobbies, projetos domésticos, projetos criativos, candidatura a promoção);
As metas “desejáveis” (por exemplo, competir em um triatlo, uma viagem internacional, executar um workshop presencial de trabalho).
É fundamental contar com uma combinação de ambas e de flexibilidade para lidar com as metas que nos são tiradas.
É recomendável que as pessoas reservem algum tempo para refletir sobre sua experiência este ano e o que aprenderam.
Faça a si mesmo perguntas como ‘O que você gosta e não gosta na sua vida agora?’ ‘O que você gostaria mais presente?’ E ‘O que você gostaria menos?’.
Usando essas respostas, crie uma imagem de como você gostaria que a vida fosse e depois pense em metas que o ajudariam a alcançar essa visão.
5 – Mantenha seus objetivos em mente
Para que possamos nos concentrar em nossos objetivos, é útil olhar sua lista de metas de tempos em tempos. Dessa forma, você é constantemente lembrado de onde deseja estar em 12 meses.
Coloque sua lista no espelho do banheiro para que seja a primeira coisa que você veja ao se preparar pela manhã.
Também ajuda tê-la por perto ao longo do dia – você pode até adicioná-la ao protetor de tela ou plano de fundo do seu computador! Se você deseja manter a lista um pouco mais privada, imprima-a e coloque-a na carteira.
6 – Acompanhe regularmente o seu progresso
Vamos ser sinceros, definir metas é fácil – o verdadeiro desafio é seguir e manter seus olhos no prêmio até chegar à linha de chegada.
Uma das maneiras mais eficazes de ajudar a permanecer no caminho certo é anotar seus esforços e progresso ao longo do caminho.
Mantenha um diário dedicado especificamente às suas resoluções e anote pequenas entradas de seus esforços e progresso diariamente. Pode parecer entediante no início, mas à medida que você continua, rapidamente se tornará um hábito.
Além disso, lembre-se de que você precisa comemorar suas “pequenas vitórias” ou marcos. Reserve um tempo para reler suas entradas após algumas semanas. Ver o quão longe você avançou desde o dia 1 ajudará a motivá-lo a continuar!
7 – Cultive uma mentalidade de gratidão
A felicidade é melhorada quando somos gratos pelo que temos e ajudamos as pessoas ao nosso redor.
Nossa saúde mental é fortemente influenciada por nossa saúde física, então metas de saúde alcançáveis também são úteis.
Pessoas são importantes.
Nossas conexões humanas são uma parte significativa do que melhora nossa saúde mental, então, quando podemos definir metas que são centradas nas pessoas, que também podem ajudar.
8 – Se dê uma folga quando necessário
A maioria das pessoas de grande sucesso diria a você com prazer que experimentaram mais fracassos do que sucesso.
O problema é que nem todo mundo tem o mesmo nível de resiliência para lidar com essas situações. E não há problema algum nisso!
Portanto, se você pretendia perder 15 quilos e se viu tendo uma refeição indulgente uma noite, não conclua imediatamente que não alcançará sua meta.
Tire um dia para aliviar a cabeça. Faça um daqueles cursos online com certificado que você queria. Dê uma volta no parque. Depois, basta sacudir a poeira e tentar novamente.
Verdade seja dita, realmente não importa o quão lento você vá, você terá sucesso se se recusar a desistir!
Estas são oito dicas que o ajudarão a tornar 2021 melhor para você e para os outros. Esperamos que você possa fazer deste novo ano o melhor período da sua vida!