A Polícia Militar retornou nesta segunda-feira (15) com equipe da Força Tática, que vai atuar 24 horas por dia nas cidades de Mimoso do Sul, Muqui, Atílio Vivácqua e Apiacá, que integram a 15ª Companhia Independente.
“Mesmo com toda dificuldade, fizemos um esforço para reorganizar nosso efetivo e reativar a força tática. Tomamos essa decisão após análise do mapa do crime de 2021 e do final de 2020, entre outros dados”, disse o comandante da 15ª Cia, major Nério Pereira da Silva Filho.
Segundo Nério, serão duas equipes com quatro policiais por viatura e que irão atuar todos os dias da semana.
“A força tática faz uma repressão qualificada do crime, pois além de atuar com número maior de policiais – são quatro agentes na viatura e não dois – possuem treinamento diferenciado para ocorrências de maior complexidade”, explicou.
A força tática vai atuar na repressão ao crime, como tráfico, porte irregular de arma e busca de fugitivos, mas também poderá ser acionada para agir na dispersão de aglomerações de pessoas em bares, praças e em eventos.
“A equipe da força tática porta nas viaturas equipamentos menos letais, como bombas de gás de efeito moral, munição de elastômero e espargidores (spray) de pimenta em tamanho adequado para dispersão de tumultos”, disse Nério.
O comandante explicou que não houve reforço de mais policiais para a reativação da força tática. “Redirecionamos pessoal de outras áreas. É uma questão de prioridade que estabelecemos nessa conjuntura atual, em função dos crimes e da pandemia”, ressaltou.