Após 19 dias fechado, o comércio de rua e dos shoppings vai poder reabrir as portas a partir desta quarta-feira (7) em 37 cidades do Espírito Santo classificadas no risco extremo, entre elas, Cachoeiro de Itapemirim.
O comércio ficou impedido de abrir durante a quarentena, que começou no dia 18 de março e terminou no domingo (4).
No entanto, nas cidades com risco extremo, as atividades não essenciais só estão liberadas para funcionar de quarta a sexta-feira, devendo manter as portas fechadas para atendimento ao público aos finais de semana, feriados, nas segundas e terças-feiras.
Só é permitido o atendimento aos clientes no sistema de delivery, que é a entrega em casa.
Agências bancárias continuam sem atendimento público, a não ser para pagamento de benefícios, auxílio emergencial ou de pessoas com doenças graves. O transporte público dentro da cidade também não funciona.
Em Cachoeiro de Itapemirim, a prefeitura reforçou nesta terça-feira (6) a importância do uso de máscaras de proteção facial nos espaços de uso comum, como ruas, praças, prédios públicos, estabelecimentos comerciais e no transporte coletivo.
“Comprovadamente, a utilização de máscara de proteção reduz o risco de transmissão do coronavírus”, ressalta o vice-prefeito Ruy Guedes, que coordena o Sistema de Comando Operacional (SCO) para combate à Covid-19 em Cachoeiro.
O município não estabeleceu multas para quem não usa máscara, mas o desrespeito à norma pode resultar em responsabilização penal. Estabelecimentos comerciais podem ser notificados ou ter atividades suspensas se não acatarem as regras.
Veja como funciona (para atividades não essenciais)
Restaurantes
Podem funcionar para atendimento presencial de quarta a sexta, no horário de 10 às 16 horas.
A restrição não vale para restaurantes às margens de rodovias e fora da área urbana, localizados em aeroportos e no interior de pousadas e hotéis.
Lojas de rua
Poderão abrir para o público de quarta a sexta-feira, de 10 às 18 horas
Lojas de shoppings
Funcionam de 12 às 20 horas para atendimento ao público
Prestadores de serviços
O atendimento presencial está liberado de 9 às 20 horas
OBSERVAÇÃO: Não há restrição de dias e horários para serviços de entrega