seg 16/dezembro/2024 11:44
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura

O Yoga é uma religião?

Kamilla Oliveira Debona
Kamilla Oliveira Debona


O Yoga surgiu há mais de 5 mil anos na Índia, os seus primeiros registros abordavam mantras, rituais e conceitos filosóficos encontrados nos Vedas, escrituras sagradas que fundamentam o hinduísmo. 

Apesar disso, a palavra Yoga foi apenas mencionada pela primeira vez por Patanjali nos Yoga Sutras após anos; demonstrando sua definição e associando-o à meditação, dizendo que “yoga é a parada das agitações mentais”. Sua obra funciona como um compilado do que já existia, pois foi fruto de debates filosóficos e empíricos milenares.

Embora tenha nascido dentro de um sistema religioso e seja considerado um dos 6 “darshanas” (ponto de vista) do hinduísmo, ou seja, uma das formas de  entendê-lo, pode ter ou não cunho religioso; isso depende de quem pratica ou, até mesmo, de quem transmite o conhecimento. Mas não, o Yoga não é uma religião. 

O Yoga habita a esfera do – depende. Pense em um objeto multifuncional, suas inúmeras utilidades, seus benefícios. Perceba que o desfrute de seus mecanismos variam de pessoa para pessoa. A corrente de pensamento atua como uma lente que foca e define o que se deseja acolher, não apaga ou desfaz os cenários, as ferramentas, os benefícios disponíveis, e sua origem. 

A própria palavra Yoga, que significa – união, remete, até mesmo, às experiências que podemos trocar com os demais; podendo ser de vários conhecimentos, depende mais de quais lentes são usadas para o seu deleite. É o que aconteceu com o passar do tempo, já que mudanças e sugestões foram adequadas e incorporadas pela ótica do praticante. 


É inegável que esteja atrelado à espiritualidade, diferentemente da religiosidade, que possui dogmas, rituais, um órgão institucional, esta não possui “cercados”, os existentes são os que nós mesmo erguemos, e que com a prática podem ser transponíveis, derrubados, para se cultivar cada vez mais a importância do ser e não do ter. 

As posturas, as respirações, as meditações, os estudos, a filosofia aplicada na vida de um Yogi, os estilos de práticas adotados exploram de diferentes formas as ferramentas ao seu serviço, podendo chegar das mais variadas maneiras e intensidades à auto-observação e à aproximação de seu verdadeiro – EU. 

Assim, pode ser praticado por qualquer um, independentemente de credo ou crença, o que difere são as linhas existentes que buscam, geralmente, o mesmo objetivo primordial, que é a libertação do sofrimento. 

Kamilla Oliveira Debona
Kamilla Oliveira Debona é professora de inglês, bacharela em Direito, instrutora de Yoga, especialista em atenção plena e educação emocional

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

mulher-amordacada-14-12-2024

O silêncio obrigatório às mulheres

mulher-olhando-a-janela-14-12-2024

Saudade

relogio-tempo-14-12-2024

Tempo, tempo, tempo

acidente-carreta-onibus-br-101-11-12-2024

Papai Noel chega neste sábado à Praça de Fátima em Cachoeiro

automovel-apreendido-14-12-2024

Motorista escolar de prefeitura do Caparaó colide com veículos e é detido por embriaguez

caim

Rumo ao Inexplicável: A Marca de Caim

camara-vereadores-alto-13-12-2024

Câmara de Cachoeiro será destaque no Tour 360º a partir de segunda-feira

morte-crianca-ibatiba-13-12-2024

Menino de 10 anos morre após suposta agressão em escola de Ibatiba

Leia mais
plugins premium WordPress