qui 2/maio/2024 10:27
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura

Como lidar com a ansiedade no tratamento de câncer em plena pandemia

redacao
Redação Dia a Dia

O diagnóstico de câncer muitas vezes afeta a saúde emocional de pacientes, familiares e cuidadores. Sentimentos e reações podem mudar com frequência em tempos difíceis, principalmente durante uma pandemia, como agora. Com a incidência da Covid-19, que há mais de um ano mudou drasticamente a rotina das pessoas, lidar com a ansiedade se tornou um desafio urgente.

Na avaliação do diretor clínico do Instituto de Radioterapia Vitória (IRV), Carlos Rebello, é muito importante que pessoas com câncer cuidem do seu bem-estar emocional e mental. Permanecer com pensamentos positivos pode ajudar a proteger a saúde.

“O que tentamos fazer para amenizar a sensação de fragilidade destes pacientes é transmitir segurança frente ao tratamento administrado no serviço e a importância de não interrompê-lo para evitar que o quadro se agrave”, explica.

De acordo com ele, o bem-estar físico, mental e social é vital para qualquer paciente, portanto a execução de atividades físicas e lúdicas, com o intuito de preservar interações sociais e trabalhar o corpo, corrobora com a harmonia destes três fatores.

“Pioras na condição do estado mental afetam negativamente a qualidade do sistema imune, tornando os pacientes menos propensos a quererem manter os tratamentos”, destaca.

Ano difícil

O médico, que é especialista em radioterapia, pontua que o ano de 2020 foi emocionalmente difícil para todos por conta da quarentena e das restrições para evitar o coronavírus.

“No caso das pessoas que descobriram o câncer no ano passado, podemos dizer que elas foram duplamente impactadas emocionalmente: pelo diagnóstico do tumor e pelos efeitos da pandemia. A saúde mental é de fundamental importância para que os pacientes prossigam o tratamento. Em tempos de coronavírus, cria-se um pânico devido ao medo de contrair a doença”, afirma.

Para Carlos Rebello, passar um tempo com a família, seja por mensagens ou por meio de videochamadas, ajuda a amenizar sentimentos como angústia e ansiedade: “O apoio familiar é imprescindível nesta fase”.

Conversar com o médico oncologista, dormir bem, fazer atividade física sob supervisão e ter um hobby também ajudam a enfrentar o tratamento de câncer durante a pandemia com uma atitude mais positiva.

“O importante é que o paciente encontre uma atividade que lhe traga alegria, uma sensação de satisfação para não se entregar à doença”, explica Carlos Rebello.

Cuidados com higiene

Pessoas com câncer são classificadas no grupo de risco da Covid-19 porque o tratamento oncológico, em geral, afeta o sistema imunológico.

Carlos Rebello recomenda aos pacientes a manterem os cuidados com a higiene e a evitar aglomerações, mesmo após a vacinação contra o novo coronavírus.

“A máscara segue sendo necessária, mesmo depois da vacinação contra a Covid-19. Também não podemos nos descuidar do distanciamento social e dos cuidados que passamos a adotar durante a pandemia, como lavar bem as mãos com água e sabão, e usar álcool gel”, disse Carlos Rebello.

Carteira_de_Trabalho_Sine_25_09_2023

Dia do Trabalhador: ES registrou a menor taxa de desocupação dos últimos 12 anos

videomonitoramento-18-08-2023

Dois homens presos em Cachoeiro após arrancarem corrimão do antigo prédio da Caixa

paulo pereira

Conheça os serviços que irão funcionar em Cachoeiro neste feriado de 1º de Maio

Processo-seletivo-iema-Ctecad2

Iema abre inscrições de processo seletivo para nível superior com salário de até R$ 6,9 mil

mamae-bebe (1100 x 700 px) - 1

Nasce bebê de jovem grávida que escapou da enchente de Mimoso em uma geladeira

festival-cavaquinho-29-04-2024

Com música e dança, Festival de Artes começa nesta terça-feira em Cachoeiro

jogos-eletronicos-tecnologia-informatica-07-01

Processo seletivo para selecionar profissionais de TI com salário de mais de R$ 8 mil

Mão virando prato do vaso de planta para retirar água parada

Brasil passa de 4 milhões de casos de dengue e número de mortes chega a 1.937

Leia mais