A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) realizou no dia 23 de junho em Colatina um treinamento para preparar os servidores e fortalecer as ações de captura e manejo dos escorpiões, bem como para reduzir os casos de picadas.
Nessa etapa da Capacitação para Identificação, Controle e Manejo de Escorpiões de Interesse em Saúde, voltada aos técnicos das regionais do Estado, os participantes receberam orientações para prevenção de acidentes, que devem ser repassadas à população em momentos oportunos. Foram capturados 65 escorpiões vivos e três vestígios do animal.
A capacitação foi ministrada pela equipe da Superintendência Regional Central de Saúde, pelos residentes do Programa de Saúde Coletiva do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi), que atuam nas regionais, e contou com a presença do médico e referência da Vigilância dos Acidentes por Animais Peçonhentos, Nixon Souza Sesse.
“Esse momento com a equipe é essencial para compartilharmos conhecimentos e garantirmos maior segurança à sociedade, sendo de extrema importância para evitar picadas pelo animal peçonhento. Essa capacitação permite que os técnicos atuem em seus municípios de forma mais qualificada e segura”, destacou o médico.
A capacitação com os servidores faz parte do Plano Estadual de Enfrentamento ao Escorpionismo, sendo que o módulo teórico foi realizado em abril deste ano.