O “I Fórum Estadual Municípios Lixo Zero – Espírito Santo” premiou o projeto Troca Sustentável, da prefeitura de Guaçuí, com a medalha “Paulo Vinha”, concedida pela Assembleia Legislativa àqueles que se destacam na valorização do meio ambiente, dos recursos naturais e na luta pela preservação da biodiversidade. Mais sete cidades receberam a honraria.
O objetivo é identificar, discutir e mapear as boas práticas do Estado e inspirar a sociedade civil, gestores públicos, empresários e empreendedores, alunos e professores, de cidades do Espírito Santo inteiro a viverem de forma sustentável.
00
O projeto conta com apoio do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Condema), do Rotary Clube de Guaçuí, do Lions Clube, do Instituto de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) e Polícia Militar Ambiental.
Medalha “Paulo Vinha”
Paulo César Vinha foi um biólogo, morto em 1993 por atuar contra a extração ilegal de areia em uma área de restinga de Guarapari. Inclusive, por meio da Lei nº 4.903 de 1994, o nome do Parque de Setiba, administrado pelo Iema, passou a ser denominado Parque Estadual Paulo César Vinha.