Termina nesta quinta-feira (22) o prazo de inscrições da 2ª fase do programa CNH Social 2021, em que serão oferecidas a 2.500 pessoas de baixa renda a oportunidade de tirarem a carteira de motorista.
O resultado da 2º fase será divulgado no site do Detran|ES na próxima terça-feira (27), às 12h.
Para se inscrever, o interessado deverá acessar o site http://www.detran.es.gov.br, na aba ‘CNH Social’, à esquerda, ou no banner na capa e inserir as informações pessoais solicitadas. Todos os dados informados devem conferir precisamente com as informações constantes no CadÚnico.
O candidato deverá selecionar a categoria desejada, entre as seguintes opções: Primeira Habilitação Categoria A (moto) ou Primeira Habilitação B (carro), para quem quer tirar sua primeira carteira de motorista. Quem já tem carteira de motorista poderá selecionar Adição de Categoria A (moto), Adição de Categoria B (carro), Mudança para Categoria D (ex.: van e ônibus) ou Mudança de Categoria E (ex.: caminhão e carreta). Vale destacar que, após realizada a inscrição, não é possível modificar a categoria escolhida.
Na 1ª fase do programa foram disponibilizadas 3.000 mil vagas. Na 3ª fase serão ofertadas mais 2.500 oportunidades, totalizando oito mil pessoas beneficiadas apenas em 2021.
Os candidatos que não forem selecionados nesta lista terão ainda uma nova oportunidade de serem contemplados na chamada única de suplentes, que será divulgada no dia 02 de setembro, às 12h, no site do Detran|ES.
A lista de suplentes tem o objetivo de preencher as vagas remanescentes após desclassificação dos candidatos que não respeitarem os prazos estabelecidos no processo de Habilitação.
Inscrição
Como requisito para inscrição, é necessário que o interessado esteja registrado no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), com os dados atualizados nos últimos 24 meses até o dia 11 de junho de 2021, além de ter mais de 18 anos completos no momento da inscrição, residir no Espírito Santo, ter renda familiar de até dois salários mínimos e não estar judicialmente impedido de possuir a CNH. Serão reservadas 5% das inscrições para as pessoas com deficiência.