Para melhorar o tempo de resposta das chamadas de emergência da região sul, o Centro Integrado de Operações e Defesa Social (Ciodes) expandiu o atendimento para a população sul capixaba.
A partir deste mês, os chamados para 190 oriundos dos municípios de Jerônimo Monteiro, Alegre, Guaçuí, Dores do Rio Preto, Divino de São Lourenço e São José do Calçado passam a ser atendidos pela equipe de Call Center especializado em atendimentos de emergências.
Ocorrências da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Guarda Municipal, Secretaria de Justiça e Polícia Rodoviária Federal serão atendidas de forma integral em uma única estrutura física e digital, localizada na cidade de Cachoeiro de Itapemirim, contando sempre com a mesma tecnologia e metodologia do Ciodes Metropolitano.
Esses municípios atendidos fazem parte da área de abrangência do 3º Batalhão no Caparaó e, até julho, não tinham seus chamados direcionados para uma central do Ciodes e os chamados originários desses municípios eram atendidos por um profissional de atendimento e operação.
Agora, o atendimento passa ser realizado por diversos atendentes, tornando o trabalho mais ágil e eficiente e diminuindo o tempo de resposta para chamadas de emergência.
A integração dos órgãos envolvidos na Segurança Pública visa à otimização de recursos e a implantação de projetos, como o Alerta Vermelho, possibilitando economizar o tempo de atendimento das emergências, direcionando os recursos operacionais da forma mais exata possível.
“O objetivo da expansão é prestar o melhor serviço a quem precisar de uma resposta rápida da polícia e das outras cortinas de segurança. Quem ganha é a população capixaba, que passa a ter mais agilidade no atendimento das ocorrências”, afirmou o diretor do Ciodes , coronel Márcio Celante.
A ação será feita pela equipe de profissionais do Call Center da seguinte forma: o atendente receberá ou chamado em tempo real, e logo em seguida encaminhará para o Despachador de Recursos Operacionais (DRO), que é o responsável pela alocação imediata das viaturas ou recurso necessário, por meio do Sistema de Radiocomunicação Digital. Com a expansão do número de profissionais, esse tempo de atendimento será encurtado, levando um atendimento muito mais eficiente e ágil à população da região sul capixaba.
Segundo o comandante de Policiamento Ostensivo Serrano, tenente-coronel Emerson Bariani, a medida é vista como um grande avanço para a população dos municípios do sul do Espírito Santo, que a partir de agora terá uma equipe ampla e pronta para atendê-la.
“A medida proporcionará uma maior abrangência no número de ocorrências atendidas da região sul, o que na prática antigamente era feito com apenas um atendente, agora será feito com uma equipe de cerca de 20 profissionais. O cidadão do sul do Estado terá muito mais facilidade para entrar em contato com a Polícia no 190, e isso de certa forma é excelente “, disse o tenente-coronel Bariani.