seg 29/abril/2024 01:43
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura

Procon faz evento na praça para marcar 31 anos do Código do Consumidor

foto perfil anete3
Anete Lacerda

No dia 28 de setembro o Procon de Cachoeiro realizará, na Praça Jerônimo Monteiro, o evento Esclarece Consumidor. A iniciativa conta com a parceria da Comissão de Defesa do Consumidor da 2ª Subsecção da Ordem dos Advogados do Brasil-ES.

Na ocasião, advogados e servidores do Procon estarão na praça, das 9h às 16h, para atender os participantes com orientações sobre direitos e deveres dos consumidores. Qualquer pessoa poderá solicitar atendimento, que acontecerá por demanda espontânea, sem necessidade de agendamento.

O evento servirá como celebração dos 31 anos do Código de Defesa do Consumidor (CDC), a serem completados neste sábado (11). O CDC foi promulgado em 11 de setembro de 1990, mas entrou em vigor seis meses depois, em 11 de março do ano seguinte.

O coordenador executivo do Procon de Cachoeiro, Fabiano Pimentel, diz que o CDC representou um grande passo em prol da sociedade, pois veio regulamentar as relações de consumo definindo com clareza todos os seus atores: consumidores, fornecedores, produtos e serviços.

“O Esclarece Consumidor será uma oportunidade para os consumidores tirarem suas dúvidas, conhecerem mais de perto o CDC e, dessa forma, optarem pelo consumo consciente e sustentável”, afirma

Superendividamento

Na época de sua criação, o CDC foi resultado de um movimento que se fortaleceu na própria Constituição Federal de 1988, que determinava a criação de uma lei em defesa do consumidor. Ele trouxe a garantia de direitos básicos ao consumidor, como possibilidade de modificação e pedido de revisão de determinadas cláusulas contratuais onerosas, direito à informação sobre os diferentes tipos de produtos e serviços e a proteção contra publicidade enganosa e abusiva.

Desde o seu surgimento, o CDC tem passado por atualizações e modificações. A mais recente delas foi a inclusão da Lei do Superendividamento, sancionada em julho deste ano. Ela foi incluída num contexto em que cerca de 30 milhões de brasileiros, segundo projeção do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), estão na condição de superendividado, ou seja, que possuem mais dívidas do que podem pagar, a ponto de comprometerem a própria subsistência e a de sua família.

O Procon de Cachoeiro está organizando um Núcleo do Superendividamento para atender esse público com apoio por meio de equipe multidisciplinar. Os servidores do órgão participarão de uma capacitação sobre o tema no final deste mês.

Renato_Casagrande_Alegre_27_04_24

Investimentos de R$ 4,29 milhões em obras beneficiam 4,5 mil moradores de Alegre

Closet_25_04

Closet: uma tendência que se destaca e valoriza os imóveis

Arroz_feijão_26_04

Setor supermercadista capixaba quer aumentar itens isentos de impostos na cesta básica nacional

Rede_pluvial_bairro_Agostinho

Obras: via do Agostinho Simonato será interditada a partir de segunda-feira (29)

sebrae

Veja como o empreendedor pode quitar dívidas e ter acesso ao crédito no ES

Tráfico_drogas_Alegre_26_04_24

Polícia Militar combate tráfico de drogas e porte ilegal de armas em Alegre

Polícia_Militar_Ambiental_Muniz_Freire_26_04

Polícia Militar Ambiental apreende armas de fogo em Muniz Freire, sul do estado

GovernoEstado_26_04

Governo anuncia reajuste de 4,5% no salário de 95 mil servidores do Executivo Estadual

Leia mais