O dia 27 de setembro é o Dia Nacional da Doação de Órgãos. E quem fez um apelo à conscientização sobre a importância do ato foi o bispo da diocese de Cachoeiro de Itapemirim e presidente da Santa Casa de Misericórdia Cachoeiro, Dom Luiz Fernando Lisboa.
O religioso esclareceu que a igreja é favorável à doação por defender a vida. “Se pudermos ao final da nossa vida salvar outras vidas, isso é maravilhoso”, afirmou.
Dom Luiz conta que teve uma experiência desse gesto de solidariedade quando uma das suas irmãs faleceu vítima de um aneurisma.
“Ela sempre dizia para o esposo e os dois filhos que queria ser doadora. E nós ficamos felizes porque ela continua vivendo de certa forma na vida de outras pessoas”, contou.
Diante dessa experiência, o bispo reforça a necessidade dos interessados em ser doadores de conversar com os parentes, já que somente eles podem autorizar a doação.
“Se alguém tem o desejo de doar, diga aos seus familiares porque eles vão lembrar disso. Foi assim com a minha família. Eles lembraram e puderam ajudar outras pessoas”, afirmou.
Setembro Verde
Para incentivar a doação de órgãos, a Santa Casa de Misericórdia Cachoeiro vai realizar diversas ações durante o mês. A iniciativa faz parte da programação do Setembro Verde.
Entre as atividades, haverá divulgação da importância da doação de órgãos nas redes sociais. Os vídeos serão divulgados por blogueiros e digitais influencers da região.
Além disso, funcionários da instituição vão usar camisas alusivas à campanha com o objetivo de incentivar esse gesto de solidariedade que salva vidas.
No Dia Nacional da Doação de Órgãos, a Santa Casa vai realizar uma ação educativa na tenda montada no pátio do hospital, além de uma missa em homenagem às pessoas que fizeram a doação.