A Prefeitura de Vargem Alta pretende fazer um convênio com a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), através do hospital veterinário do campus de Alegre, para a castração dos cachorros de rua do município e posterior encaminhamento dos animais para adoção.
O programa, que ainda está em fase de desenvolvimento, contará com um abrigo para os cães durante o período de recuperação da cirurgia e abrigará os animais até a adoção.
A estimativa é que 30 cachorros sejam castrados e disponibilizados para adoção todos os meses, diminuindo a população de cães de rua e o auxiliando no controle de zoonoses.
A ideia é que o espaço vire uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) para atuar junto a Prefeitura no acolhimento de cães e controle de zoonoses.
O encontro para tratar do assunto ocorreu na tarde da última quinta-feira (23) entre o prefeito de Vargem Alta, Eliser Rabello, o secretário de Agricultura Oséas Pasti e a protetora de animais, Thais Brandão, que se reuniram com o chefe do departamento e com a direção do hospital veterinário do campus em Alegre.