qui 2/maio/2024 06:48
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura
Foto: Karina Porto Firme

Polícia Federal palestra para empresários e trabalhadores do setor de rochas

redacao
Redação Dia a Dia

Como identificar operações de risco nas relações comerciais. Esse foi o tema da palestra que o superintendente da Polícia Federal do Espírito Santo (PF/ES), Eugênio Ricas, ministrou para representantes de empresas do setor de rochas ornamentais capixaba, nesta quarta-feira (03).

Realizado de forma híbrida, o evento reuniu cerca de 70 participantes, entre convidados presentes no auditório do sindicato patronal, em Cachoeiro de Itapemirim, e participantes virtuais.

A palestra foi motivada por recente operação policial em que empresas do setor acabaram sendo envolvidas por ações de organizações criminosas para o tráfico internacional de drogas.

Este e outros casos foram comentados pelo representante PF/ES que destacou dicas de prevenção para as empresas. Ricas falou da importância de todos estarem atentos a situações anormais, de forma a identificar ações supeitas.

Segundo ele é preciso treinar bem a equipe sobre a política da empresa, ser fiel às boas práticas de mercado, não compactuar a irregularidades (administrativas, cíveis e criminais) e documentar as operações de venda e exportação.

O superintendente da PF destacou que o setor de rochas gera muito emprego e renda para o Espírito Santo, e que é importante atuar na prevenção, para não precisar atuar de forma repressiva. “O melhor caminho será sempre a disseminação de uma cultura de integridade”, afirmou Eugênio Ricas.

Ed Martins, presidente do Sindirochas, falou da importância do encontro, o segundo realizado pela entidade (o primeiro aconteceu em 2017 logo após a realização de uma outra operação policial em que empresas do setor foram envolvidas).

“O Sindirochas reforça e prima pela atuação das empresas dentro da legalidade. Precisamos tomar todos os cuidados possíveis. Cada um fazendo a sua parte, cuida não apenas da imagem da sua empresa, mas contribui para preservar a reputação de todo arranjo produtivo”, pontuou.

Tales Machado, presidente do Centro Brasileiro dos Exportadores de Rochas Ornamentais (Centrorochas), frisou que o setor não compactua com irregularidades. “Parcerias como esta reforçam o trabalho feito pelas entidades”.

“Todas as empresas precisam ficar atentas e treinar seus trabalhadores para identificarem atitudes suspeitas. Pessoas querendo pagar em dinheiro vivo e com preço acima do mercado e tentar despachar as rochas para lugares pouco comuns pode ser forte indício de organizações criminosas”, enfatizou Ricas.

 

Carteira_de_Trabalho_Sine_25_09_2023

Dia do Trabalhador: ES registrou a menor taxa de desocupação dos últimos 12 anos

videomonitoramento-18-08-2023

Dois homens presos em Cachoeiro após arrancarem corrimão do antigo prédio da Caixa

paulo pereira

Conheça os serviços que irão funcionar em Cachoeiro neste feriado de 1º de Maio

Processo-seletivo-iema-Ctecad2

Iema abre inscrições de processo seletivo para nível superior com salário de até R$ 6,9 mil

mamae-bebe (1100 x 700 px) - 1

Nasce bebê de jovem grávida que escapou da enchente de Mimoso em uma geladeira

festival-cavaquinho-29-04-2024

Com música e dança, Festival de Artes começa nesta terça-feira em Cachoeiro

jogos-eletronicos-tecnologia-informatica-07-01

Processo seletivo para selecionar profissionais de TI com salário de mais de R$ 8 mil

Mão virando prato do vaso de planta para retirar água parada

Brasil passa de 4 milhões de casos de dengue e número de mortes chega a 1.937

Leia mais