sáb 27/abril/2024 02:56
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura
Judeus esperando pela sua vez na chaminé.

Os Protocolos dos Sábios de Sião e o Negacionismo

marcio_nascimento2
Marcio do Nascimento Santana
Judeus em Auschwitz, o crime contra a humanidade que pra muitos não existiu

 

O Negacionismo, origem do termo

A palavra foi inventada pelo Historiador francês  Henry Rousso no seu livro “A Síndrome de Vichy”, de 1987, como uma forma de reagir às polemicas criadas a certos pesquisadores e pseudos autoridades científicas em negar o holocausto dos judeus. Os chamados revisionistas.

Com o advento das redes sociais o termo se tornou mais amplo, e o perigo do Negacionismo é desafiar a História, impondo lhe a pecha de fraude, de farsa. Ignorando todo um processo de pesquisa feitos de forma legítima através de documentos escritos, audiovisuais, depoimentos, ruínas de campos de concentração e de outras construções e artefatos relevantes para a edificação do pensamento científico.

Os negacionistas criam irresponsavelmente uma realidade paralela, um Brasil paralelo, onde a desumanização do sofrimento humano se torna uma prática constante e perigosa. Eles não se tornaram apenas negacionistas do holocausto,  eles atualmente também se tornaram negacionistas de ditaduras, do clima, de vacinas, e mais recentemente do coronavirus, que mesmo com um número altíssimo de  mortes, continuam negando e ironizando a doença… Criaram um mundo ideal baseado em ideologias falaciosas muito distante do mundo real. E nesse contexto entra o livro chamado Os Protocolos dos Sábios de Sião, um dos precursores desse fenômeno decadente de nossa sociedade.

 

Os  Protocolos dos Sábios de Sião

Em um breve resumo, os Protocolos dos Sábios de Sião é um livro composto por uma serie de textos  antissemitas que descreve um projeto de conspiração  por parte dos  judeus de modo a atingirem a dominação mundial através da destruição do mundo ocidental.

De acordo com o Museu Memorial do Holocausto dos Estados Unidos, o livro influenciou o nazismo e o fascismo permanecendo  em circulação até os dias atuais, sobretudo na internet.

Os Protocolos dos Sábios de Sião  fora escrito no ano de 1898, no final do século XIX, foi redigido por uma pessoa cujo identidade se mantem anônima, em um Congresso as portas fechadas, na cidade de Basileia, na Suíça, e na época virou uma arma política contra toda uma etnia. O objetivo claro, era de caráter  econômico, propagando segregação e racismo, uma vez que os judeus exerciam e exercem forte influencia na economia mundial. As mentiras sobre os judeus, mesmo incansavelmente desmentidas por Historiadores e Arqueólogos, continuam a influenciar indivíduos e grupos que fazem uso  desses textos para se unirem por um mesmo propósito, disseminar ódio contra a cultura judaica.

Plágio

O livro e tão duvidoso que o conselho de Sábios que inspirou o titulo do livro sequer existiu e em 1921,foi constatado pelo jornalista britânico  Philip Graves que existe a possibilidade do livro ser plagio, do livro Dialogo no inferno entre Maquiavel e Montesquieu, publicado em 1864 pelo jornalista Maurice Joly.

Os Protocolos dos Sábios de Sião, uma das inúmeras traduções

O texto dos Protocolos é um trabalho repleto de invenções, sem quaisquer bases na realidade, escrito com a intenção de culpar os judeus por diversos males sociais. Enfim uma verdadeira Fake News que conduz ao negacionismo e ao segregacionismo, cujo saldo resultou em um dos maiores crimes contra a humanidade…Que fora o massacre dos Judeus nos Campos de Concentração pelos nazistas, com destaque para o campo de concentração de Auschwitz.

 

A influencia nas Redes Sociais

O livro mesmo sendo considerado uma fraude, ele se torna um  importante  instrumento para os  negacionistas, pois a fraude é uma  condicionante para manipulação politica e para o revisionismo dos fatos, e as redes sociais potencializam ainda mais o estrago desse desafio a lógica e a racionalidade, onde o individuo muitas vezes sem formação acadêmica ou sem censo critico apurado, influenciado por redes sociais, começa, a se indagar diante de qual passado ocorreu a verdadeira História.

O estado nazista promoveu um verdadeiro processo de marginalização em massa  dos judeus, fundamentados exclusivamente em mentiras, e a mentira repetida varias vezes corre o risco de se tornarem verdade. E as redes sociais cumprem bem esse papel. Um risco de proporções épicas que podem comprometer o futuro de nossa cultura e de nossos valores. Uma ameaça para a humanidade.

 

Umberto Eco

O escritor Umberto Eco, autor do livro O Nome da Rosa, foi um visionário, quando disse em 2015 que “as redes sociais deram voz a uma legião de imbecis”, pois antes das redes sociais, os imbecis se manifestavam em bares, assistindo jogo de futebol, se embriagando e fazendo uso de substância ilícitas, porem não prejudicavam o pensamento científico e a coletividade.

E hoje tudo mudou, Umberto  enfatizou que os imbecis tem o mesmo direito à palavra de um Prêmio Nobel. E as redes sociais infelizmente colocaram esses mesmo idiotas  em um patamar superior aos demais.

O drama da internet segundo ele, e que infelizmente ela promoveu o idiota da aldeia a portador da verdade.

E infelizmente eu tenho que concordar.

 

Filme Negação

Encerro meu post recomendando a todos o filme Negação. Onde uma Historiadora é processada para provar que o holocausto realmente existiu. O filme e um retrato autêntico daquilo que estamos vivenciando hoje em dia. A desumanização da Humanidade.

Marcio do Nascimento Santana, Historiador com formação em Arqueologia, Montanhista e membro do Instituto Histórico e Geográfico de Cachoeiro de Itapemirim
Drogas_Alegre_26_04_24

PM resgata bebê de 8 meses em local insalubre de consumo de drogas em Alegre

Ricardo_Ferraço_China_26_04_24

Primeiro laboratório de excelência em mobilidade elétrica do Brasil será no ES

viaria

Vídeo: requalificação viária com rotatória na avenida Lacerda de Aguiar

Polícia_Civil_Operação_Armeria-26_04_24

Seis pessoas da mesma família são presas por fabricar e vender armas para o crime organizado

Ciclo do Saber Turismo - 24.04 (8)

Caparaó capixaba debate potencial turístico e econômico no sul do Estado

Corrida_Santa_Rita_24_04

Inscrições abertas com 300 vagas para a 4ª Corrida de Santa Rita

Feijoada São Jorge_Anchieta_25_04_24

Anchieta terá feijoada com distribuição gratuita em homenagem a São Jorge

Nova_Sede_Promotoria_Justiça_Rio_Novo_Sul_25_04

Nova sede da Promotoria de Justiça é inaugurada em Rio Novo do Sul

Leia mais