A Prefeitura de Guaçuí implantou o Projeto Recicla Guaçuí, que faz a coleta seletiva de óleo de cozinha em vários pontos comerciais do município.
Nos últimos 30 dias foram recolhidos cerca de 363 litros. O produto foi encaminhado para Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Guaçuí (Asguamar), para comercialização.
Os moradores também podem juntar o óleo, que deve ser armazenado em garrafas pet devidamente fechadas ou lacradas com a tampa, para que não haja derramamento durante o transporte.
A entrega deverá ser feita diretamente na sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), na Praça do Meio Ambiente, onde já está funcionando um Ecoponto de coleta.
O objetivo da Prefeitura, através da Semmam, é que o óleo de cozinha, antes jogado na pia e até mesmo no vaso sanitário, seja reaproveitado, já que é um material totalmente reciclável.
O secretário de Meio Ambiente Roberto Martins lembra que um litro de óleo pode contaminar até 25 mil litros de água, e quando despejadas nos cursos d’água não se dissolvem, causando o descontrole do oxigênio e a morte de peixes e outras espécies.
Além disso, reforça, jogado na pia e nos ralos provoca a impermeabilização das fossas sépticas e entupimento das redes de esgoto e drenagem, o que com as fortes chuvas causa os alagamentos e as enchentes em muitos lugares, podendo causar danos irreversíveis ao meio ambiente, sem contar que em contato com o solo, há contaminação e mais sujeira.
Roberto Martins lembra que com a reciclagem do óleo de cozinha usado dá para produzir sabão, biodiesel, tintas e outros produtos.
O secretário ressalta que levantamentos mostram que lamentavelmente no Brasil cerca de 200 milhões de litros de óleo são despejados na pia mensalmente.
Segundo o secretário, após o início das aulas serão intensificadas as ações envolvendo as escolas para aumentar ainda mais a coleta de óleo de cozinha saturado (já utilizado). “Vamos realizar um trabalho de educação ambiental na prática”, reforçou.
As notícias mais importantes do dia direto no seu WhatsApp! 📲
SAIBA MAIS
– Para informações ligue para 28 3553-2462.
– Como fazer o descarte:
Deixe o óleo esfriar
Não misture com água
Não precisa coar
Coloque em uma garrafa pet
Mantenha longe do fogo
Mantenha fora do alcance de crianças e animais
Entregue no Ecoponto na Praça do Meio Ambiente