Clientes da Oi Móvel terão que migrar para outras operadoras de telefonia no Estado. Tudo porque esta rede de celular foi vendida para a Claro, Tim e Vivo. A transação comercial foi autorizada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) no último dia 31.
Com isso, 595 mil clientes terão que fazer a migração de operadora, mas terão os planos mantidos nos mesmos moldes contratados.
Apesar da venda ter sido concretizada, a Anatel estipulou algumas condições para efetivação do negócio, entre elas que os clientes tenham o direito de escolher planos iguais ou semelhantes, com possibilidade de portabilidade a qualquer momento.
A Anatel proibiu ainda que haja migração automática de fidelização ou cobrança por quebra de fidelização contratada com a operadora Oi.
Dados da Anatel indicam que a Claro, Tim e Vivo tinham cerca de 80% do mercado de 252 milhões de linhas de acesso às redes móveis, que alcança agora 96%.
A conclusão da transação comercial, de R$ 16,5 bilhões, depende de aprovação Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).