Num período em que as pessoas que gostam da folia abusam da ingestão de bebidas alcoólicas, há preocupação dos especialistas com os cuidados para evitar intoxicações e ressacas.
A nutricionista Lara Altoé dá algumas dicas para quem não abre mão de curtir o carnaval e lembra que além de ser um perigo para quem for pegar o volante, o excesso de álcool também causa problemas para a saúde.
A profissional destaca que um dos efeitos mais conhecidos de quem exagera é a ressaca e que para evitá-la é importante a hidratação ingerindo muita água entre uma bebida e outra.
Lara Altoé lembra ainda que a cerveja é diurética, o que faz com que as pessoas eliminem muito líquido. “Outra dica valiosa é nunca beber de estômago vazio, isso porque a bebida diminui o nível de açúcar no sangue. Alimentar-se é importantíssimo para que o organismo não saia do seu nível normal”, aconselhou.
E se você já exagerou? O que pode ser feito? Se sintomas como dor de cabeça, vômitos, enjoos e mal estar aparecerem, podem ser amenizados com uma boa hidratação, de preferência água e sucos naturais, recomenda Lara Altoé. “Antes de dormir beba pelo menos de dois a três copos. E no dia seguinte, evite gorduras e comidas pesadas”.
Lara destaca ainda que a ingestão constante de álcool e em grande quantidade pode causar gastrites, úlceras, hepatites, anemias, hipertensão arterial, cirrose, pancreatite e acidentes vasculares encefálicos.
“Além disso, existem fatores psicológicos, como a ansiedade e a perturbação do humor, que podem perdurar por momentos além do consumo”, finalizou a nutricionista.