seg 13/maio/2024 20:57
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura

Ação artística e cultural mobiliza população para homenagear mulheres que admira

redacao
Redação Dia a Dia

O Coletivo Surto Cênico, coordenado pela atriz Amanda Malta, encontrou uma forma diferente de homenagear as mulheres durante a comemoração do Dia Internacional da Mulher. Ela contou com a parceria da também atriz Brenda Perim, da Cia Nós de Teatro, para elaboração do Projeto Dez Em Um, que apresentará performances pelas ruas da cidade.

Com a pergunta “Quais mulheres Cachoeirenses vc admira?”, foi desenvolvida uma performance na praça Jerônimo Monteiro, a terceira de dez, durante todo o dia desta terça-feira (8).

Um tecido branco foi esticado entre duas árvores, transformado em tela, e todos aqueles que quisessem poderiam escrever o nome da mulher que merecia sua homenagem. A atriz não está mais lá, mas o pano branco sim, e as pessoas continuam escrevendo nele.

“Combinamos regras para essa performance acontecer e uma delas era deixar o tecido lá, exposto na praça, até até alguém se canse dele. E lá ele ainda está hoje, não somente exposto mas a sociedade continua a escrever nomes. É a performance ganhando vida, além do corpo da performer”, destaca Amanda Malta.

A atriz considera que o objetivo central, que foi a exaltação das mulheres anônimas cachoeirenses, que todos os dias vivenciam batalhas diárias para sobreviver, foi alcançado.

Segundo ela, são mulheres que pensam, escrevem, atuam, trabalham muito, se posicionam e constroem essa cidade com as próprias mãos.

A performer diz que em um momento de tanta violência, optaram por não falar da violência, o que também é crucial e sempre estará em pauta.

“Escolhemos exaltar a todas nós que diariamente somos esquecidas e subjugadas aos costumes antigos que não nos cabem mais”, frisa.

Amanda Malta conta que chegou à praça Jerônimo Monteiro por volta das 9h, montou o tecido, escreveu o título central da performance com tinta spray e aguardou a sociedade aderir a proposta.

“A adesão foi imediata. Às 13h o tecido já estava coberto de nomes admiráveis, das mulheres que fazem história ou já fizeram em Cachoeiro. O Nome de Luz Del Fuego foi o mais repetido no tecido”, relata.

capixabas-ginastas-ginastica-ritmica-13-05-2024

Com capixabas, Brasil faz sua melhor participação na história da Copa do Mundo de Ginástica Rítmica

tremor-de-terra-em-caxias-do-sul-13-05-2024

Após enchente, moradores de cidade gaúcha acordam assustados com tremores de terra

avenida-francisco-lacerda-de-aguiar-frente-shopping-sul-11-05-2024

Avenida Lacerda de Aguiar em meia-pista a partir de segunda-feira para obras de recapeamento

livro-velho-gasto-12-05-2024

Livro Velho

mae-negra-com-filha-nas-costas-12-05-2024

Mães têm super poderes

mulher-negra-na-maquina-de-escrever-12-05-2024

Carolinar

ginastas-brasileiras-12-05-2024

Brasileiras levam prata em etapa da Copa do Mundo de Ginástica Rítmica

Polícia Militar

Marido suspeito de matar a mulher com sete facadas em Jerônimo Monteiro

Leia mais