qua 15/maio/2024 12:29
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura

Homem de Bom Jesus será indenizado em R$ 5 mil após falso resultado de sífilis

redacao
Redação Dia a Dia

Um morador de Bom Jesus do Norte receberá R$ 5 mil de indenização após ter sido equivocadamente diagnosticado com sífilis durante uma campanha promovida pela prefeitura em um posto de saúde local.

O autor da ação, que não teve a identidade revelada, explicou que soube do diagnóstico por profissional de saúde municipal constando o resultado: “Sífilis terciária em estágio avançado”.

Além disso, uma médica receitou medicamentos para o tratamento da IST (Infecção Sexualmente Transmissível). A notícia, segundo ele, foi motivo de discussão com sua esposa, que estaria o acusando de traí-la e, por esse motivo, ela teria tentado suicídio, ingerindo mais de 100 comprimidos.

Disse, ainda, que, por se tratar de uma cidade pequena, todos ficaram sabendo do ocorrido. O resultado negativo só pôde ser identificado após o homem fazer teste em um laboratório particular.

O homem conta que posteriormente sua esposa foi submetida ao exame para saber se também havia contraído a infecção, e o resultado também foi negativo.

O município afirmou que não havia comprovação nos autos de um diagnóstico preciso constando a existência, ou não, de Sífilis, visto que houve uso da medicação para o tratamento.

Contudo, a juíza da Vara Única de Bom Jesus do Norte, ao analisar o caso, verificou a real existência do exame realizado pelo município com resultado positivo e do teste feito em laboratório contradizendo o anterior.

Além disso, salientou que o Ministério de Saúde orienta que o protocolo a ser seguido em caso de teste rápido para o exame de sífilis é que, nos casos de positivo, uma amostra de sangue deve ser coletada e encaminhada para que seja feito um teste laboratorial para confirmação.

Quanto ao uso do medicamento, a magistrada observou que o segundo teste foi realizado nove dias após o primeiro e a receita médica indicava para que fossem ingeridas 3 doses do medicamento a cada sete dias.

A magistrada destacou também que, além do diagnóstico equivocado, houve falha na forma com que o resultado foi divulgado para o paciente, pois, de acordo com testemunhas ouvidas, foi feito perto de outras pessoas.

governador-estados-unidos-14-05-2024

Governador anuncia a concessão de parques estaduais em agenda oficial nos EUA

jogos-interescolares-cachoeiro-14-05-2024

Jogos Interescolares de Cachoeiro vão movimentar escolas do município

operacao-detran-cachoeiro-11-05-2024

Mais de 200 condutores multados em Cachoeiro durante Operação Lei Seca

Victor Coelho

Prefeito de Cachoeiro confirma presença na audiência pública sobre empréstimo na Câmara

carreta-tombada-alegre-14-05-2024

Carreta com eucalipto tomba deixando caminhoneiro ferido em Alegre

mulher-presa-cocaina-no-corpo-aeroporto-vitoria-14-05-2024

Mulher presa com quatro quilos de cocaína amarrados ao corpo

presidente-kennedy-premio-sebrae-14-05-2024

Presidente Kennedy conquista o ouro no Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora

casais-jacigua-vargem-alta-13-05-2024

Cinco casais sobem ao altar de uma só vez em Jaciguá

Leia mais