seg 29/abril/2024 16:06
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura

Casal de Anchieta transforma casa em escola gratuita de música para crianças e adolescentes

renan-ferreira
Renan Ferreira

O casal Rigléia e Gabriel Oliveira, moradores do município de Anchieta, criou há oitos anos dois projetos sociais. O “Voz e violão”, e o “Canto para o amanhã”, que ensinam gratuitamente canto, violão, bateria, dentre outros instrumentos musicais, para cerca de cem crianças e adolescentes. As aulas são aplicadas uma vez por semana na sala da própria casa do casal.

O projeto “Voz e violão” surgiu primeiro, e, posteriormente veio o “Canto para o amanhã”, relata o músico e musicoterapeuta Gabriel. “Hoje, um complementa o outro”, destaca.

Segundo ele, a iniciativa surgiu do desejo do casal de realizar um projeto social voluntário para a juventude, com foco na música. “É a necessidade que eu via em Anchieta de ter pessoas que abraçassem esses jovens, pessoas que os incentivassem em sua capacidade”, emociona-se a professora e musicista Rigléia.

Gabriel reforça o seu contentamento com o projeto. “Eu me sinto feliz. É melhor estarem aqui do que na rua, fazendo coisa errada. Eles são os meus amigos”, enfatiza.

O casal conta que os frutos da iniciativa já estão sendo colhidos. “Em todos os anos em que o projeto existe, várias crianças e adolescentes descobriram a música, melhoraram seu desempenho na escola e o comportamento em casa. Muitos adolescentes abandonaram as drogas e conseguiram uma profissão”, frisam.

Ian Lazarino fala da sua experiência no projeto. “Poucas pessoas me davam valor. Eu conheci o projeto com dezenove anos e para mim foi uma recuperação. Sempre me incentivaram”, ressalta.

Além de tirar jovens da vulnerabilidade social, o projeto já conta com dois novos instrutores. Ambos começaram como alunos e hoje também são voluntários.

O Widson Dutra é um deles e fala de sua trajetória. “Quando eu entrei não sabia fazer nada, aí comecei, o Gabriel me ensinou a tocar violão, depois baixo, bateria, e assim foi, e hoje em dia, eu sou um dos instrutores, que ajuda os alunos novos a tocar violão e outros instrumentos.”

O projeto realiza apresentações com os alunos por todo o estado.

Quem quiser ajudar a manter o projeto pode fazer contato pelo telefone 28-999892561.

caes-aeroporto-29-04-2024

Após morte de cão durante voo, tutores se manifestam em aeroporto

cavalgada

Lei transforma as cavalgadas em patrimônio cultural de Cachoeiro

bar-cafeteria-drink-28-04-2024

Moedas – Lembranças

manjericao-28-04-2024

Manjericão

PRF_resgata_criança_27_04

PRF resgata criança de 2 anos do colo de mãe desorientada

Renato_Casagrande_Alegre_27_04_24

Investimentos de R$ 4,29 milhões em obras beneficiam 4,5 mil moradores de Alegre

Closet_25_04

Closet: uma tendência que se destaca e valoriza os imóveis

Arroz_feijão_26_04

Setor supermercadista capixaba quer aumentar itens isentos de impostos na cesta básica nacional

Leia mais