ter 16/dezembro/2025 20:58
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura

Vaga para Kevinn foi reservada. Tudo indica que houve negligência, diz governador

Foto: Hélio Filho/Secom

O governador Renato Casagrande, durante cumprimento de agenda em Cachoeiro na manhã desta segunda-feira(2), foi questionado sobre a morte do menino Kevinn Belo Tomé da Silva dentro de uma ambulância, após esperar quatro horas na porta do Hospital Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves (Himaba) de Vila Velha.

Casagrande destacou que primeiro queria prestar solidariedade à família diante da perda do jovem, mas que a vaga estava regulada e estava tudo preparado para recebê-lo. Mais que isso, esclareceu que o jovem foi transferido não por falta de vaga na UTI para a idade dele em Cachoeiro, mas pela falta de cirurgião torácico nos hospitais locais.

“Estava tudo preparado, e por alguma razão que ainda estamos investigando, inclusive com a polícia e o Conselho Regional de Medicina, o Kevin não foi atendido e ficou dentro da ambulância sem nenhuma necessidade”.

Renato Casagrande esclarece que já foi feito um boletim de ocorrência e que as médicas que estavam de plantão foram afastadas. “Tudo indica que teve uma negligência das profissionais e as investigações vão nos dar as respostas e as responsabilidades serão apontadas”, ressaltou o governador.

Segundo José Maria Justo, subsecretario de Estado de Atenção a Saúde, crianças e adolescentes  podem ser atendidos em qualquer hospital em questões de urgência e emergência, e não apenas no Hospital Infantil, mas que a transferência é solicitada de acordo com a patologia do paciente, quando não há especialista no município.

” Ao que tudo indica, o Kevinn precisava de um cirurgião torácico e esta especialidade é centralizada na Região Metropolitana. Ele não foi transferido em função da idade, por falta de vagas, mas porque o problema pulmonar indicava um cirurgião que não existe em Cachoeiro. “, enfatizou.

Justo faz questão de destacar que isso não tira a responsabilidade das profissionais que poderiam ter atendido o garoto e tê-lo colocado para dentro do hospital. “Isso é uma situação que exige uma apuração rigorosa”.

 

SAIBA MAIS

kevinn Belo Tomé da Silva, de 16 anos, começou a passar mal em casa no último dia 25. ele foi levado ao Pronto Atendimento Paulo Pereira Gomes em Cachoeiro e no dia 27, após atendimento e agravamento dos problemas respiratórios, foi internado.

Ele teve que ser transferido de ambulãncia para o Himaba de Vila Velha porque em Cachoeiro não haveria um cirurgião torácico, especialidade que o menino precisava. A informação é de que já havia uma vaga na UTI para ele, mas a família esperou mais de quatro horas na porta do hospital e o menino não foi internado.

O estado de saúde do menino se agravou e ele morreu antes de ser internado, segundo a mãe suplicando que não o deixasse morrer.

 

👉 Receba as notícias mais importantes do dia direto no seu WhatsApp!
Clique aqui para entrar no grupo agora mesmo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

barco-mar

Assembleia Legislativa aprova lei que proíbe pesca por grandes traineiras no ES

muniz-freire-hospedagem-cafe-especial-

Hotéis brasileiros passam a adotar novas regras para check-in e check-out

cachoeiro-sala-de-aula

Prefeitura de Cachoeiro abre inscrições para processos seletivos na Educação

tela-portal-transparencia-920x530-1

TRE-ES apoia consulta do TCU para apontar temas de fiscalização em 2026

nota-premiada-capixaba-27-07-2023

Último sorteio do Nota Premiada do ano será nesta quinta-feira (18)

palacio-anchieta-natal-2025

Palácio Anchieta ganha cenário iluminado com “Natal nos Jardins”

cachoeiro-guarda-municipal-operacao-natal-2025

Segurança: Guarda de Cachoeiro inicia Operação Natal

ceia-natal-08-12-2024

Festejos de fim de ano: cuidado com os acidentes nos olhos

Leia mais