Esculturas de dinossauros, insetos gigantes e até de um ser extraterrestre estarão em exposição, a partir de quarta-feira (23), na sala de artes Levino Fanzeres, no Palácio Bernardino Monteiro, Centro de Cachoeiro.
A exposição surrealista “Inspirações na Matéria” será aberta no espaço cultural a partir das 19 horas.
São peças do artista cachoeirense Ivan Sarandy, feitas em aço, madeira, cimento e argila. Com entrada franca, o público poderá conferir, por exemplo, representações da criatura personagem do filme “Alien vs Predador”, de animais e de uma arma medieval.
Outro destaque é um esqueleto de um dinossauro velociraptor, feito inteiramente de aço. As obras, que impressionam pela riqueza de detalhes, são acompanhadas de informativos para auxiliar no entendimento e entretenimento do público.
Ivan Sarandy, de 41 anos, é autodidata e faz esculturas desde a infância, quando utilizava como material, principalmente, a argila. Ele desenvolveu um estilo próprio, aprimorando suas habilidades à medida que descobria outras matérias-primas.
“Meu objetivo é incentivar a imaginação do público. Quero que as pessoas viajem pelas esculturas e exercitem a criatividade”, declara o escultor, que realiza a mostra em parceria com o artista plástico cachoeirense Girlan Quidute e com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.
A exposição ficará em cartaz até o dia 22 de março, com visitação de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h. A Sala Levino Fanzeres fica no térreo do Palácio Bernardino Monteiro, sede da prefeitura, na praça Jerônimo Monteiro, Centro.