dom 28/abril/2024 22:21
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura

Associação de pais de autistas elogia lei que torna prazo de laudos indeterminado

redacao
Redação Dia a Dia

Começou a vigorar nesta quarta-feira (4) no Espírito Santo a lei que determina que os laudos médicos que atestam o Transtorno do Espectro Autista (TEA) tenham validade indeterminada. Em Cachoeiro este prazo já está em vigor a partir da lei municipal nº 7.922/2022.

O Poder Executivo sancionou a Lei 11.601/2022, oriunda do Projeto de Lei (PL) 366/2020,  aprovado pela Assembleia Legislativa.

O autor do projeto, Torino Marques, diz que a ampliação do prazo contribui para a dignidade do autista e proporciona maior tranquilidade às famílias.

Dayana Macedo, assessora jurídica e mãe de uma criança autista de grau 3 de quatro anos, é vice-presidente da Associação de Pais de Autistas de Cachoeiro e do Sul do Estado (Apaches).

Ela diz que a lei é uma conquista para as pessoas que se encontram dentro do Transtorno Espectro Autista e que anteriormente a validade do laudo médico (do Psiquiatra ou Neurologista) e perícias médicas que atestavam o Transtorno possuía validade de apenas cinco anos.

“O prazo de validade era uma limitação, sobretudo, para as famílias que possuem um perfil socioecônomico com menor poder aquisitivo e não têm condições de arcar com consultas constantemente para atualizar o laudo”, destaca.

Outra dificuldade apontada por Dayana é que muitas vezes o laudo é exigido também no fornecimento de medicamento, exames, atendimento ao autista por psicólogo, fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional, musicoterapeuta, equoterapeuta, fisioterapeuta, psicopedagogos e demais profissionais com ênfase no atendimento do autistas.

“Apesar do Transtorno possuir possibilidade de evolução com atendimento/tratamento, sabe-se que não existe cura para o Autismo, assim, não fazia sentido o laudo e pericia médica que atestam o problema ter prazo de validade para o que ainda é incurável”, frisa.

Dayana diz que a vigência da lei no âmbito estadual corrobora a eliminação de burocracias e facilita a vida das famílias dentro do Estado do Espírito Santo.

“Mesmo que já fosse lei em Cachoeiro, quem  possuísse a necessidade de comprovar o Transtorno do Espectro Autista algum órgão Estadual ainda enfrentava óbices pela limitação do prazo de validade, e a partir de agora, espera-se seja facilitado a vida das famílias com essa desburocratização”, conclui.

 

Renato_Casagrande_Alegre_27_04_24

Investimentos de R$ 4,29 milhões em obras beneficiam 4,5 mil moradores de Alegre

Closet_25_04

Closet: uma tendência que se destaca e valoriza os imóveis

Arroz_feijão_26_04

Setor supermercadista capixaba quer aumentar itens isentos de impostos na cesta básica nacional

Rede_pluvial_bairro_Agostinho

Obras: via do Agostinho Simonato será interditada a partir de segunda-feira (29)

sebrae

Veja como o empreendedor pode quitar dívidas e ter acesso ao crédito no ES

Tráfico_drogas_Alegre_26_04_24

Polícia Militar combate tráfico de drogas e porte ilegal de armas em Alegre

Polícia_Militar_Ambiental_Muniz_Freire_26_04

Polícia Militar Ambiental apreende armas de fogo em Muniz Freire, sul do estado

GovernoEstado_26_04

Governo anuncia reajuste de 4,5% no salário de 95 mil servidores do Executivo Estadual

Leia mais