Foi lançada na manhã desta terça-feira (14) a pedra fundamental do Parque Urbano da Ilha da Luz, em Cachoeiro, que terá 35 mil m² e custará R$ 8 milhões.
Embora o lançamento oficial tenha sido hoje, os trabalhos de demolição já foram iniciados e a previsão é de que as obras sejam concluídas ainda este ano, embora o prazo do contrato seja de 240 meses, conforme informou o prefeito Victor Coelho.
“Esta é uma área nobre que precisa ser valorizada. Nossa expectativa muito grande, já estamos com esse sonho em andamento para se concretizar até o final do ano “, ratificou.
O prefeito destacou que a cidade carece de áreas de lazer, que existem em bairros em áreas menores e pracinhas. “Mas a cidade merece esse parque urbano no centro da cidade, no coração da cidade, e vai ser uma área de convivência das famílias. Um local para as crianças estarem aqui se divertindo”, frisou.
Luana Fonseca, secretária de Meio Ambiente, enfatizou que o Parque Urbano da Ilha da Luz é uma obra bem aguardada e vai se tornar o novo point de encontro das famílias.
“Nossa expectativa é a melhor. Com certeza os cachoeirenses terão um espaço para a prática de atividades físicas e vão poderão também trazer turistas para conhecer um local muito agradável. Este parque é algo muito interessante e de muito valor para o município”, concluiu.
O prefeito Victor Coelho destaca que o local vai ter muita árvore, muita água, muita área de piquenique, de caminhada, “E é isso que a gente quer. Uma cidade cada vez mais humanizada, mais feliz e de convivência das pessoas”.
Segundo o prefeito, é isso que a prefeitura quer. As pessoas convivendo entre si aqui e usufruindo desse espaço tão nobre que a cidade tem e está devolvendo para a nossa cidade.
O diretor interino da BRK Vinicius Roriz destaca que a obra é super importante e que a empresa está muito honrada de fazer parte deste momento, que é a requalificação de uma área importante para a cidade.
“A Ilha da Luz é um local que já teve seus momentos de glória e é uma excelente vizinhança para a BRK. E para nós é só alegria e felicidade”, pontua.
Roriz diz que houve uma colaboração na construção do projeto em função de uma condicionante por causa da pequena central hidrelétrica que fornece energia para a unidade da BRK no local. “É muito importante para o dia a dia das pessoas e estamos realmente muito felizes de participar desse momento”.
O deputado estadual Alexandre Quintino enfatizou que este é um momento impar na história de Cachoeiro, que é o sonho de toda a comunidade de transformar a ilha da luz num parque ecológico.
“É a oportunidade da família cachoeirense ter contato direto com a natureza, relaxar e caminhar. Parabéns ao prefeito e a todos que contribuíram para a realização desta obra”, concluiu.
A construção do parque é uma contrapartida da BRK Ambiental, após construção de uma Pequena Central Elétrica (PCH) para uso próprio no Rio Itapemirim. A concessionária assinou um Termo de Ajuste de Conduta (TAC), por determinação do Ministério Público.