Mais de 350 caminhoneiros foram abordados por auditores fiscais da Secretaria da Fazenda (Sefaz) em uma operação simultânea realizada na terça (21) em quatro pontos do Estado.
A fiscalização aconteceu nos municípios de Serra, Linhares, Colatina e Cachoeiro de Itapemirim. Entre os fiscalizados, 13 cargas estavam sendo transportadas sem notas fiscais ou apresentavam alguma irregularidade.
No total, 35 auditores fiscais da Receita Estadual participaram da ação. Além dos servidores da Sefaz, o trabalho contou com o apoio da Polícia Militar e da Polícia Rodoviária Federal.
O auditor fiscal e gerente Fiscal Arthur Nunes destaca que hoje em dia, com a facilidade de comunicação entre os transportadores de cargas, fica muito fácil descobrir onde está sendo feita uma fiscalização.
“Fazer abordagens simultâneas em diferentes pontos evita que motoristas com cargas irregulares consigam desviar da fiscalização”, frisou.
Foram apreendidas pedras de granito, materiais de construção, pescados, 55 sacas de café conilon, avaliadas em R$ 40 mil, e uma carga de peças de ar-condicionado avaliada em R$ 100 mil.
O auditor fiscal João Batista Guedes das Neves ressalta que no caso das peças de ar-condicionado, por exemplo, o motorista apresentou uma nota fiscal emitida há um ano em que os produtos não correspondiam ao que estava dentro do caminhão.
“Provavelmente, uma nota antiga que estava tentando reutilizar para acobertar o transporte de outras mercadorias”, informou.
Os autos de infração já começaram a ser pagos pelas empresas responsáveis pelas cargas e foram liberados pela equipe da Sefaz.