dom 16/junho/2024 11:50
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura

Centro de Reabilitação Física de Cachoeiro agora oferece espirometria gratuita

redacao
Redação Dia a Dia

O Centro Municipal de Reabilitação Física (Cemurf), no bairro Marbrasa, em Cachoeiro, está oferecendo de forma gratuita ao exame de espirometria, que avalia a saúde dos pulmões, a moradores de Cachoeiro e de outras cidades sul-capixabas.

O novo serviço fui implantado nesta quarta-feira (22) e é fruto de parceria da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) de Cachoeiro com o projeto AbraçAR, desenvolvido pela empresa Boehringer Ingelheim.

Também conhecida como prova de função pulmonar ou exame do sopro, a espirometria mede a quantidade e o fluxo de ar que entra e sai dos pulmões.

O resultado ajuda na análise das condições de ventilação do paciente. Alterações nesse exame podem indicar doenças respiratórias, como asma ou doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), e até sequelas causadas pela Covid-19.

O procedimento também é indicado para monitorar a evolução clínica de pacientes que estão tratando problemas respiratórios.

De acordo com a Semus, o Cemurf deve realizar, por mês, cerca de 70 exames em pacientes encaminhados por médicos da atenção primária (das unidades básicas, por exemplo) e por pneumologistas da rede estadual de saúde.

O secretário de Saúde de Cachoeiro, Alex Wingler, enfatizou que a oferta do exame é uma grande conquista. “Vamos facilitar e agilizar o acesso ao diagnóstico e a adesão ao tratamento de doenças respiratórias para a população da nossa região, incluindo pessoas que sofrem com sequelas pulmonares causadas pela Covid-19.”, afirmou.

O prefeito Victor Coelho destacou a importância da parceria firmada com o projeto AbraçAR. “Estamos muito satisfeitos com essa união de forças, que garante que nossa cidade passe a ofertar um exame tão importante, de forma totalmente gratuita, poupando o deslocamento dos nossos moradores para outros lugares, em busca desse serviço”, disse.

A parceria com o projeto AbraçAR tem prazo de dois anos, que pode ser estendido, ao final. Para realização da espirometria, os servidores da Cemurf receberam treinamento específico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

acidente-carro-caminhao-15-06-2024

Batida entre caminhão e Fiat Strada deixa motorista ferido em Cachoeiro

lula-15-06-2024

Lula classifica de insanidade proposta que equipara aborto a homicídio

missao-amazonia-14-06-2024

Batistas de Cachoeiro participam de missão de amor e assistência na Amazônia

prisao-apreensao-mimoso-14-06-2024

100 kg de maconha trazidas do RJ para o ES são apreendidas em Mimoso do Sul

anderson_freire

Anderson Freire doará cachê de show na Festa de Cachoeiro para entidades sociais

vista-cachoeiro-14-06-2024

Cachoeiro facilita abertura de empresas com novas medidas de desburocratização

veado-catingueiro-14-06-2024

Filhote de veado-catingueiro é resgatado no ES após mãe ser atacada por cães

apreensao-droga-marataizes-14-06-2024

Homem é preso em Marataízes com mais de 100 pinos de cocaína

Leia mais