sáb 7/setembro/2024 20:19
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura
Anos 80 em baile do Jaraquá

Banda 26 de Julho completa 91 anos e pede apoio para seguir em frente

redacao
Redação Dia a Dia

A Sociedade Musical 26 de Julho completa, nesta terça-feira (26), 91 anos anos de muitas histórias e participação nos momentos festivos mais importantes da vida de Cachoeiro de Itapemirim.

Foi fundada em 1931 por ferroviários, que diante da falta de lazer, se reuniam nos dias de folga para tocar. Quem conta é o atual presidente da Banda 26 de Julho, Cláudio Bernabé Teixeira.

Bernabé participa diretamente da banda há 41 anos, mas seu envolvimento é bem mais antigo, já que seu pai Fandonga faz parte da história do grupo. O presidente foi aluno da escolinha da banda e atualmente toca trompete.

“A Banda 26 de julho é uma entidade filantrópica, sem fins lucrativos, e que vive hoje, exclusivamente, do esforço de seus músicos”, esclarece.

Segundo o presidente, hoje a banda é formada por 20 músicos, alguns de idade já bem avançada. O mais antigo é Manoel Gereba,  de 76 anos, que toca há exatos 64 anos.

O músico toca instrumento de percussão e começou aos 12 anos de idade. Diz que a melhor lembrança que carrega é do encontro de bandas em são Mateus. A maior saudade, dos amigos que já se foram.

“Mas temos condições de reverter esse quadro, só precisamos de ajuda”, pontua o presidente. Ele conta que o maior desafio é a parte financeira, já que para manter a sede e os instrumento seria necessária uma receita mensal fixa que permitisse fazer um planejamento.

“Nosso sonho é ter um professor remunerado, mas infelizmente a falta de uma receita regular nos impede. Matamos um leão por mês para manter a banda viva”, frisa Cláudio Bernabé.

Mas apesar das lutas diárias, há também o que comemorar, conforme destaca Bernabé.  “Nossa maior alegria e também nossa conquista, é conseguir manter uma banda civil viva por tanto tempo. Hoje temos músicos tocando na banda a partir de 16 anos de idade. Isso é uma grande vitória”, enfatiza.

Cláudio diz que o grupo tem buscado renovar o repertório para atrair músicos mais jovens, sem deixar de lado a tradição dos dobrados.

“Nossa escola não está funcionando por falta de recursos, e por que a sede da banda está precisando de reformas, mas no dia de hoje, durante a nossa apresentação na quadra do bairro Basílio Pimenta, o prefeito nos prometeu anunciar a reforma da sede da banda”, conta.

O presidente destaca que não dá para comemorar os 91 anos sem lembrar dos grandes maestros Manoel Bonitinho e Raul Sampaio.

“E tivemos muitos integrantes que foram importantíssimos para essa longevidade da banda. Fandonga, Teixeira, Paizinho, Haroldo, Atalibas, Benincá, Viroca, Adelson, Arildo, Caveirinha, Aniseto, Dedé, Bandeira, e muitos outros que daria um livro de nomes”, ressalta.

 

SAIBA MAIS

– A familia Sant’anna doou o terreno onde está construida a sede própria da banda. Para homenageá-la, ficou decidido esse nome porque 26 de julho é o dia de Sant´Ana, mãe de Maria e avó de Jesus;

– Os fundadores da Sociedade Musical 26 de Julho foram Félix Mange, Manoel Sabino, Manoel Amaro, Salvador Batista, Manoel Alexandre, Oswaldo Batista e Geraldo Silva;

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

droga-apreendida-mimoso-07-09-2024

Drogas são encontradas em mata de Mimoso do Sul com ajuda de cão farejador

jogos-futsal-futebol-de-salao-07-09-2024

Final de semana de decisão em algumas modalidades dos Jogos Estudantis

droga-apreendida-07-09-2024

Após manobras perigosas, motorista é preso com mais de 20 kg de cocaína na BR 101

Apae de Cachoeiro

Ferraço promete construir nova Apae em Cachoeiro

protesto-marcao-06-09-2024

Protesto em Cachoeiro clama por justiça após morte de agricultor na zona rural

visita-governador-marataizes-06-09-2024 (4)

Mais de mil obras em andamento no ES, informa Casagrande durante visita a Marataízes

padre-fabio-de-melo-17-08-2024 (1)

A pedido da Igreja Católica, show do Padre Fábio de Melo é remarcado para ano que vem

marcao-agricultor-assassinado-05-09-2024

Familiares e amigos protestam em Cachoeiro por justiça na morte de agricultor

Leia mais
plugins premium WordPress