dom 9/novembro/2025 13:21
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura

Banda 26 de Julho completa 91 anos e pede apoio para seguir em frente

Anos 80 em baile do Jaraquá

A Sociedade Musical 26 de Julho completa, nesta terça-feira (26), 91 anos anos de muitas histórias e participação nos momentos festivos mais importantes da vida de Cachoeiro de Itapemirim.

Foi fundada em 1931 por ferroviários, que diante da falta de lazer, se reuniam nos dias de folga para tocar. Quem conta é o atual presidente da Banda 26 de Julho, Cláudio Bernabé Teixeira.

Bernabé participa diretamente da banda há 41 anos, mas seu envolvimento é bem mais antigo, já que seu pai Fandonga faz parte da história do grupo. O presidente foi aluno da escolinha da banda e atualmente toca trompete.

“A Banda 26 de julho é uma entidade filantrópica, sem fins lucrativos, e que vive hoje, exclusivamente, do esforço de seus músicos”, esclarece.

Segundo o presidente, hoje a banda é formada por 20 músicos, alguns de idade já bem avançada. O mais antigo é Manoel Gereba,  de 76 anos, que toca há exatos 64 anos.

O músico toca instrumento de percussão e começou aos 12 anos de idade. Diz que a melhor lembrança que carrega é do encontro de bandas em são Mateus. A maior saudade, dos amigos que já se foram.

“Mas temos condições de reverter esse quadro, só precisamos de ajuda”, pontua o presidente. Ele conta que o maior desafio é a parte financeira, já que para manter a sede e os instrumento seria necessária uma receita mensal fixa que permitisse fazer um planejamento.

“Nosso sonho é ter um professor remunerado, mas infelizmente a falta de uma receita regular nos impede. Matamos um leão por mês para manter a banda viva”, frisa Cláudio Bernabé.

Mas apesar das lutas diárias, há também o que comemorar, conforme destaca Bernabé.  “Nossa maior alegria e também nossa conquista, é conseguir manter uma banda civil viva por tanto tempo. Hoje temos músicos tocando na banda a partir de 16 anos de idade. Isso é uma grande vitória”, enfatiza.

Cláudio diz que o grupo tem buscado renovar o repertório para atrair músicos mais jovens, sem deixar de lado a tradição dos dobrados.

“Nossa escola não está funcionando por falta de recursos, e por que a sede da banda está precisando de reformas, mas no dia de hoje, durante a nossa apresentação na quadra do bairro Basílio Pimenta, o prefeito nos prometeu anunciar a reforma da sede da banda”, conta.

O presidente destaca que não dá para comemorar os 91 anos sem lembrar dos grandes maestros Manoel Bonitinho e Raul Sampaio.

“E tivemos muitos integrantes que foram importantíssimos para essa longevidade da banda. Fandonga, Teixeira, Paizinho, Haroldo, Atalibas, Benincá, Viroca, Adelson, Arildo, Caveirinha, Aniseto, Dedé, Bandeira, e muitos outros que daria um livro de nomes”, ressalta.

 

SAIBA MAIS

– A familia Sant’anna doou o terreno onde está construida a sede própria da banda. Para homenageá-la, ficou decidido esse nome porque 26 de julho é o dia de Sant´Ana, mãe de Maria e avó de Jesus;

– Os fundadores da Sociedade Musical 26 de Julho foram Félix Mange, Manoel Sabino, Manoel Amaro, Salvador Batista, Manoel Alexandre, Oswaldo Batista e Geraldo Silva;

 

👉 Receba as notícias mais importantes do dia direto no seu WhatsApp!
Clique aqui para entrar no grupo agora mesmo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Post Artigo 1080 x 1350 - Instagram - 12
Raquel Poleto Fonseca

O vinho canônico: tradição religiosa ao longo dos séculos

avo-e-cachorro-09-11-25
Escritoras Cachoeirenses - Mércia Souza

As histórias do meu avô

multidao

Marias e Silvas lideram ranking dos nomes mais comuns no Brasil

casagrande-cop30-descabonizacao

Casagrande leva à COP30 pacote de ações da agenda climática capixaba

vacina-butantan

Dengue: Vacina do Butantan deve ser aprovada pela Anvisa ainda em novembro

mega-sena

Mega-Sena sorteia prêmio de R$ 55 milhões neste sábado

anvisa

Anvisa proíbe venda de produtos da Vibe Coffee no ES por irregularidades

kart-fdk-sunset-race3-

FDK Sunset Race: mulheres ganham destaque em prova de Kart em Vitória

Leia mais