sáb 13/abril/2024 02:42
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura
Rua Muniz Freire, no Centro de Iconha. Foto: Alexandre Damazio

A lição do caos

redacao
Redação Dia a Dia

ARTIGO: Torino Marques é deputado estadual

As perdas, humanas e materiais ainda estão sendo contabilizadas, mas a lição que fica desta dor coletiva é mais forte que as chuvas devastadoras, que deixaram um cenário de destruição em Iconha, Alfredo Chaves, Vargem Alta e Rio Novo do Sul – em maior e menor grau.

Num primeiro olhar, o que sobrou? Mortes, desolação, cidades sem água potável, energia, telefone, gêneros de necessidade básica, destruição e um cenário de tristeza. Em Iconha, a água chegou ao segundo andar do hospital Danilo Monteiro de Castro.

O prejuízo patrimonial é possível calcular – mas, e a perda de vidas humanas? Só o tempo vai aliviar a dor , o sofrimento e a saudade. Percorri vários distritos e comunidades do interior. Ali o povo sofre tanto quanto na Cidade, mas lá, a ajuda chega primeiro. No interior do interior, eu vi uma realidade que nunca imaginei.

De agora em diante, na reconstrução, que se mantenha a necessária distância do leito dos rios. Os primeiros socorros chegaram rápido, mas ainda falta muito! De tudo quanto vemos, salta aos olhos a mobilização da população capixaba.

Comovida com a tragédia e a dor alheias, de um momento para o outro, a sociedade levantou-se numa mobilização histórica em favor das vítimas. Ficou evidenciado algo confortante do ponto de vista humano: o alto nível de solidariedade do povo capixaba.

Pessoas de todos os lugares organizaram-se, em grupos, através de entidades e até isoladamente, para ajudar. Aqui na Assembleia Legislativa foi montado um posto de recepção de donativos. Registro satisfeito que estamos presentes desde a primeira hora, solidários, no apoio à sociedade. Assim, mesmo antes de cessar o efeito das chuvas, os cenários da tragédia começaram a receber prontamente as providências.

Os números vão sendo atualizados, mas o que fica para a história é o gesto, a forma como a sociedade capixaba se portou neste momento.

Sou deputado de primeiro mandato. Estreei na política há 1 ano. Tem sido gratificante o novo aprendizado. Tivemos esse começo altamente produtivo para a sociedade capixaba, honrando nossos compromissos de campanha.

Sigo resoluto, em respeito à população do meu Estado, integrando o projeto nacional de reconstrução do país, liderado pelo nosso presidente Jair Bolsonaro.

Torino Marques é deputado estadual.
IPAJM

Beneficiários do IPAJM aniversariantes de janeiro a abril: recadastramento obrigatório termina no fim deste mês

Casa_cultura_Roberto_Carlos_12_04

Mapa do Turismo Brasileiro: Cachoeiro mantém bom desempenho e cumpre 100% dos requisitos

Carreta_tomba_BR101_12_04_2024

Carreta tomba na BR-101 e uma pessoa fica ferida, em Anchieta

Mutirão_limpeza_Mimoso_Sul_11_04_24

Voluntários peregrinos de 8 cidades arregaçam as mangas para limpar Mimoso do Sul

Carros_apreendidos_Marechal_Floriano_11_04_

Carro usado em roubo a estande de tiros é apreendido pela Polícia Civil

Diocese_Estudo_Bíblico_11_04_24

Mês da Bíblia é destaque no 1º Seminário Regional da Animação Bíblica da Pastoral

Projeto_Tamo_Chegando_Cachoeiro_11_04_24

Dia D do “Tamo Chegando” no Zumbi terá apresentação de Teatro Lambe-Lambe

Fazenda_Santa_Casa_Cachoeiro_11_04_24-

Fazenda da Santa Casa vai plantar 20 mil mudas para alimentar pacientes

Leia mais