A Academia Cachoeirense de Letras, que foi fundada no dia 12 de maio de 1962, comemora os 60 anos de fundação em sessão solene na 8ª Bienal Rubem Braga no dia 28 de maio às 15h, direto do Auditório Sônia Coelho, na Secretaria Municipal de Educação (Seme).
O evento é presencial e terá também transmissão pelo canal de Youtube da Secretaria de Cultura de Cachoeiro. A mesa da ACL na Bienal terá como tema “ Literatura e as narrativas de 60 anos da Academia Cachoeirense de Letras”.
Segundo a presidente da Academia Marilene Depes, será um evento de grande relevância pelo que a Academia representa para a cultura da cidade.
“A história e a cultura caminham juntas, impossível dissociá-las, e a Academia de Letras se orgulha em fazer parte da história de uma cidade tão fecunda, com tantos nomes que enriquecem a literatura e as artes”, avalia Marilene Depes.
Gostou da matéria? 💬
Junte-se ao nosso grupo no WhatsApp e receba notícias exclusivas diretamente no seu celular!
👉 Entrar no GrupoA mesa da ACL contará com a fala dos acadêmicos fundadores Paulo de Tarso Medeiros, Bruno Torres Paraíso, Solimar Soares e Evandro Moreira.
Também estão na pauta o lançamento da data de abertura do Concurso Literário Escolar e, ainda, a homenagem ao paleógrafo João Eurípedes Franklin Leal, que receberá o Título de Membro Honorário da Academia.
Vivendo há mais de 30 anos fora de Cachoeiro, sempre trabalhando nas áreas educacional e cultural, Franklin possui títulos como o de membro do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro e, também, da Academia Portuguesa de História – este, outorgado pela prestigiada Universidade de Coimbra.
“Todos esses eventos me foram importantes, mas o que me toca mais o coração é ser reconhecido em minha terra, em meu Cachoeiro de Itapemirim, que amo. Obrigado, Academia”, afirma o Professor.